Como nunca antes, João Carlos Martins toca com luvas biônicas em três apresentações

O maestro João Carlos Martins se apresenta de uma maneira inédita neste sábado (25), às 10h, no Teatro Municipal da capital paulista, em comemoração aos 466 anos da cidade São Paulo. Depois de encerrar em definitivo sua carreira como pianista no início do ano passado, em função das lesões que só o permitiam tocar com os dedos polegares, o ícone da música clássica mundial retoma a sua paixão junto ao instrumento graças a um fã chamado Ubiratã Costa, que desenvolveu um protótipo de luvas mecânicas a partir de fotos na internet das mãos do músico. 

As peças de neoprene, tecido utilizado em roupas de mergulho, contam com as hastes de aço sobre os dedos que agem como molas, fixadas a uma placa de fibra de carbono. Tudo custou em torno de R$ 500 para Costa, que presenteou Martins de surpresa. "Eu não sei explicar, mas essa engrenagem fez com que, ao dedilhar o piano, meus dedos fossem e voltassem à posição normal. Antes, minhas mãos ficavam sempre fechadas", revelou o pianista a Tv Folha. 

Amanhã, Ubiratã poderá ver pela primeira vez sua criação dedilhar as teclas por Martins na primeira fileira do Teatro Municipal, onde o maestro e pianista fará seu primeiro espetáculo dos três programados junto a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. De lá, seguirá para Avenida Paulista, em frente à Fiesp, às 14h. Por último, às 16h, desta vez seguido pela Orquestra Sinfônica Muncipal, irá se apresentar nas escadarias do teatro.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias