Como não pagar mico na festa de fim de ano da firma? Especialista em Gestão de RH explica

redacao@aloalobahia.com

As festas de fim de ano das empresas, quase sempre, são uma ótima oportunidade para aprimorar o networking dos profissionais e representa uma dinâmica divertida para os gestores conhecerem melhor seus funcionários. Além disso, é uma das formas mais eficazes de manter os colaboradores integrados, motivados e engajados, unindo todos em um momento diferente e descontraído. 

Mas tem gente que confunde e extrapola os limites, não é verdade? Ainda que seja um clima mais informal, o evento é uma extensão do ambiente corporativo e exige cuidados para evitar problemas profissionais, como explica a professora do curso de Gestão de RH da Unijorge, Lorene Paixão Sampaio.

Segundo ela, é importante lembrar que mesmo nestes encontros, as pessoas estão sendo avaliadas, portanto colaboradores, incluindo gestores, devem ter cuidado com suas ações e comportamentos. Exageros e desrespeito não são permitidos. 

Se a festa tiver bebida alcoólica, por exemplo, é preciso estar atento para não beber demais e causar situações constrangedoras. Outra questão, segundo ela, é o vestuário inapropriado. É importante adequar-se ao local e evitar roupas informais demais. Na dúvida, o funcionário pode perguntar ao RH ou ao seu líder e pedir uma sugestão do que vestir.

Lorene destaca ainda que esse é um momento em que as pessoas devem evitar ficar fechadas apenas em seus grupos de trabalho e sugere a interação com outros setores, para ampliar a rede de relacionamento. E naqueles momentos do bate-papo descontraído, atenção nas informações trazidas, evitando assuntos polêmicos, críticas e comentários negativos. 

Esse também não é o momento para ter conversas mais sérias com o chefe, tais como pedidos de aumento, futuro na empresa e queixas. “Cada situação requer um comportamento adequado, e esse definitivamente não é o local para tratar esse tipo de assunto”, diz a professora.

É bom ficar atento também em brincadeiras com os colegas e os líderes, pois nem todos gostam de estar em situações desconfortáveis. E em tempos de redes sociais, nem tudo pode ser compartilhado. Deve-se evitar postar fotos de vídeos de momentos embaraçosos de outros colegas, como também postar fotos de pessoas sem autorização.

Para ajudar a evitar possíveis deslizes e gafes, Lorene indica que as empresas façam um bom planejamento das festas e que sejam comunicadas algumas regras antecipadamente. “O funcionário, se possível, deve valorizar e comparecer à confraternização, pois este tipo de evento permite desenvolver as relações interpessoais, consistindo em uma ação fundamental para a construção de relacionamentos que vão ajudar a melhorar o ambiente organizacional e trazer qualidade de vida. Todos podem aproveitar com cautela e respeito, sem ressaca moral e profissional no dia seguinte”.

Foto: Reprodução/Fotos Públicas. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias