Comitê organizador das Olimpíadas de Paris firma compromisso com a sustentabilidade

redacao@aloalobahia.com

O Comitê Olímpico Internacional está focado em fazer das Olimpíadas de Paris 2024 a mais sustentável da história. De acordo com  o príncipe soberano Albert II de Mônaco, membro do COI e presidente da Comissão de Sustentabilidade e Legado, os franceses querem assumir o primeiro lugar em reduções de emissões de carbono em grandes eventos esportivos e que o país incentivará a conservação de energia, inovação e criatividade.

A meta é reduzir pela metade as emissões de carbono em comparação com a média dos Jogos Olímpicos disputados em Londres, em 2012, e no Brasil, em 2016.

"A partir de 2030, o Contrato da Sede Olímpica estabelece requisitos obrigatórios para minimizar as emissões diretas e indiretas de carbono. O mesmo contrato também obriga os organizadores dos Jogos a incentivar as partes interessadas a tomar medidas contra as mudanças climáticas", disse Albert II de Mônaco.

Além disso, cerca de 95% dos locais que receberão jogos das Olimpíadas de Paris serão instalações preexistentes, reformadas e modernizadas, ou estruturas temporárias. Os locais foram especificamente escolhidos para que possam ser acessados por transporte público. 

"Estes serão os Jogos Olímpicos de uma nova era, alimentados por 100% de energia renovável, principalmente eletricidade limpa, mas também biogás. Todos os sites serão conectados à rede pelo operador de rede Enedis e fornecidos pela EDF com eletricidade renovável proveniente de parques eólicos e solares", revelou o dirigente.

De acordo com o COI, a iniciativa de não utilizar geradores a diesel permitirá a redução equivalente a 13 mil toneladas de emissões de carbono.

No que se refere à alimentação, a estimativa é que 13 milhões de refeições e lanches sejam distribuídos de maneira mais sustentável, com 80% dos ingredientes sendo de origem francesa e, pelo menos, 30%, orgânicos. O evento também dobrará a oferta de produtos à base de plantas e reduzirá o uso do plástico pela metade.

"Embora atualmente não haja soluções para eliminar totalmente a pegada de carbono de grandes eventos, Paris-2024 mostrará como isso pode ser reduzido, estabelecendo um caminho claro para unir o mundo de uma maneira muito mais sustentável", pontua Albert de Mônaco II.


Por Marcele Neves. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias