18 Jul 2023
Comerciante que lançou acarajé rosa é criticada por Associação e cria bolinho de estudante rosa
![Comerciante que lançou acarajé rosa é criticada por Associação e cria bolinho de estudante rosa Comerciante que lançou acarajé rosa é criticada por Associação e cria bolinho de estudante rosa](/images/p/acarajebolinho_aloalobahia.jpeg)
O argumento da Abam é que o acarajé é um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e, portanto, sua receita não poderia ser alterada. Dessa forma, o acarajé cor de rosa seria um bolinho de feijão diferente do tradicional, não podendo levar o nome do patrimônio original. Ao criar o bolinho, na tarde desta quarta-feira (18), Adriana já adotou um outro nome: bolinho de tapioca pink.
“Nós, da Abam, repudiamos veementemente qualquer pessoa que se aproprie das nossas iguarias ancestrais desfazendo de seu formato, modo de feitura e representação sagrada. Acarajé não é moda, trend ou efemeridade. Acarajé é comida sagrada e merece respeito”, diz a Associação.
O pensamento ganhou reforço de defensores da tradição do acarajé nas redes sociais. Para o influencer soteropolitano Antonio dos Santos (@juniorpakapym), a versão rosa é um erro. “A gente cobra que tenha cuidado com o acarajé porque é um alimento ancestral, tem todo um contexto. Mesmo estando tão banalizado atualmente, a gente do candomblé ainda tem esse cuidado e aí vem uma pessoa que não tem nenhuma ligação ancestral com o acarajé e faz uma versão cor de rosa, achando que ele é o chicletinho da Barbie”, publicou ele em suas redes sociais.
Iansã não tá gostando dessa ideia de acarajé rosa. Quando ela receber a rebordosa, quero ver. Oxe! Idiotice da poha! https://t.co/jSUClUJC8h
— Pétala (@Petalahatz) July 18, 2023
Não é a primeira vez que a comerciante chama a atenção por sua criatividade e divide opiniões. Foi ela quem criou, junto com a filha, a famosa barca de acarajé - o "sushi baiano". Em um recipiente plástico de 55 cm, uma barquinha de sushi, Adriana e Letícia colocam 15 mini acarajés, dois abarás cortados, vatapá, camarão seco, camarão fresco, salada e caruru.
Apesar das críticas, muitos comentários nas redes sociais não veem problemas nas alterações do quitute e se divertiram com a novidade soteropolitana.
tão criticando a baiana de acarajé que botou anilina rosa pra promover o ganha-pão dela. oxe, todo mundo pode entrar na trend da barbie, mas a póbi da baiana não?
— mutuária da caixa (@andradenan) July 18, 2023
- ah, mas se fosse hóstia, tava todo mundo caindo a pau.
- hóstia não vende em tabuleiro pra não-cristãos, flower.
Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.