Com Giuliana Morrone e o CEO da Dengo Chocolates, II Fórum ESG Salvador aponta caminhos para um futuro sustentável

Jornalista e repórter do site Alô Alô Bahia

Nomes de destaque nas áreas de responsabilidade ambiental, social e de governança estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (31), no segundo dia do II Fórum ESG Salvador, para discutir os avanços da iniciativa privada e do setor produtivo em compromissos para tornar o mundo melhor. Com uma programação intensa e muita troca de experiências, o evento reuniu um público de cerca de 400 pessoas e contou com talks de nomes como Estevan Sartoreli, co-fundador e co-CEO da Dengo Chocolates; e Giuliana Morrone, jornalista especializada em sustentabilidade. 

Além disso, nomes como Claudia Pitta, consultora, professora, sócia fundadora da Evolure Consultoria, conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e diretora do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial; Rodrigo Accioly, Diretor Jurídico, Riscos e Controles da Cia de Participações Aliança da Bahia e da Cia de Seguros Aliança da Bahia; Sandro Magalhães, Country Manager Brasil & Argentina no Grupo Pan American Silver, Presidente do SINDIMIBA e membro do Conselho de Sustentabilidade da FIEB; Erlana Castro, especialista em ESG, professora e escritora; Rosane Santos, Diretora de Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades, Comunicação Corporativa e ESG da BAMIN; e Sálvia Santana, Especialista de Diversidade e inclusão; também enriqueceram o evento com painéis repletos de conteúdo.

Entre os temas que foram colocados em pauta, estão inovação, diversidade, inclusão, preservação ambiental, regulamentação, impacto social, sustentabilidade e mais. Todo o conteúdo tem como objetivo promover reflexões e gerar insights sobre como setor público, iniciativa privada e sociedade podem estar cada vez mais engajadas e alinhadas em prol de um desenvolvimento pautado no respeito ao meio ambiente, na promoção da diversidade e da justiça social e na boa governança.

 
HrSR4YG.md.jpg

Impulsionar os produtores de cacau, estimular um consumo consciente, contribuir para uma alimentação saudável, valorizar os produtos brasileiros e promover a preservação da biodiversidade são pilares que estão na base de atuação da Dengo. Através do CEO Estevan Sartoreli, a marca inspirou o público do fórum a refletir sobre como os negócios podem gerar um impacto positivo e oferecer soluções que estão alinhadas aos atuais princípios, valores e demandas do mundo. "O mundo não precisa de mais marcas, mas de negócios compromissados com a transição socioambiental", destaca.
 
HrSRSEX.md.jpg


Além disso, a importância da regulamentação para que as empresas estejam alinhadas com a pauta ESG também foi tema de discussão nesta manhã. Em painel mediado pelo presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, especialistas como Claudia Pitta, Rodrigo Accioly e Sandro Magalhães compartilharam com o público quais direcionamentos e normas têm surgido para estimular que as companhias busquem adotar boas práticas de ESG, apontando que, cada um, dentro da sua realidade, pode dar sua contribuição em prol desse novo modelo de desenvolvimento que tem se construído no mundo. 
 
HrS3eXR.md.jpg


Com mais de 30 anos de carreira, a jornalista Giuliana Morrone também foi um dos destaques do fórum nesta manhã. Na ocasião, ela ressaltou que o mundo vive um processo de transição, destacando a importância da sociedade construir um novo modo de se relacionar com o meio ambiente. Para ela, é necessário que as pessoas se interessem em pesquisar quais produtos são verdadeiramente sustentáveis e quais empresas fortalecem a inclusão e diversidade e promovem oportunidades reais de crescimento para mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, por exemplo. Com um olhar otimista, apesar dos desafios, Morrone acredita que as perspectivas de futuro rumo a uma sociedade mais justa e sustentável são positivas. “Vida longa ao ESG”, finaliza.
 
HrSRtC7.md.jpg

Já o painel mediado por Lucas Reis, PhD em Comunicação, CEO da Zygon e Presidente da ABMP, contou com a participação de Erlana Castro, Rosane Santos e Sálvia Santana e colocou em destaque como o aspecto financeiro está relacionado ao ESG. Neste sentido, a adoção de práticas que promovem a diversidade e inclusão, que há muito tempo é uma demanda da população, também passou a ser uma demanda de mercado. 

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.



​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

​​Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES