Com show de Tom Zé, Prefeitura anuncia parceria para reforma do Vila Velha; obra deve ficar pronta até 2024

redacao@aloalobahia.com

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (31), data em que o Teatro Vila Velha completa 59 anos, uma parceria para requalificar e modernizar este, que é um dos espaços culturais mais importantes da capital baiana. O acordo foi anunciado na festa de aniversário do Vila, que contou com a apresentação do cantor Tom Zé, um dos inúmeros artistas baianos que surgiram naquele palco. O prefeito Bruno Reis esteve presente, ao lado de secretários e dirigentes municipais.

A requalificação terá prazo de um ano, para que, em 2024, o Vila Velha possa celebrar 60 anos de cara nova. A obra terá como base o projeto original, elaborado pelo arquiteto alemão Carl Von Hauenschild. Foi ele quem desenhou a planta atual do teatro, que passou por uma refundação em 1998. Agora, a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) vai atualizar aquele projeto, fazendo adequações para a modernidade, como maior acessibilidade, maior número de banheiros e de áreas de segurança e com climatização mais silenciosa.

“Esse é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais importantes para a história e para a cultura da nossa cidade. E hoje, no aniversário de 59 anos, a Prefeitura tem o orgulho de anunciar uma parceria para reformar e modernizar o Vila Velha. Além de recuperar a estrutura, vamos dar uma repaginada, cumprindo todas as exigências que o meio cultural tem atualmente. Sobretudo, tornando o teatro mais sustentável. Será a maior intervenção já feita em toda a existência dele”, disse Bruno Reis.

Brunoreis

A Prefeitura também vai realizar a reforma do Passeio Público, área histórica de lazer onde o teatro está abrigado. 

Area lazer

Antes do show de Tom Zé, Bruno Reis subiu ao palco para abrir o evento ao lado de Márcio Meirelles e anunciar a parceria. O cantor de Irará, que nos anos 60 participou do movimento vanguardista no Teatro Vila Velha ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, se apresentou por pouco mais de uma hora.



Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo (Secult), destacou o desejo da Prefeitura de amparar os diretores do teatro e todos os artistas que ali se apresentam. “Esse é um equipamento fundamental para a cultura da cidade, e ele tem que estar funcionando bem. Essa será uma grande cooperação para ajudar os gestores a manterem o Vila de forma mais moderna. Vamos fazer essa reforma para que, com 60 anos, o teatro esteja jovem, como sempre, e pronto para receber quaisquer espetáculos e continuar tendo esse impacto maravilhoso na cultura de Salvador, como ele sempre teve”, disse.

​*Publicado por Naiana Ribeiro, com informações da Prefeitura. Fotos: Valter Pontes/Secom.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias