Com safra recorde de soja, Bahia tem fila de navios cargueiros no Porto de Cotegipe

A Bahia registra uma safra recorde de soja, com mais de 5.8 milhões de toneladas produzidas até maio, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, o escoamento do produto enfrenta dificuldades, o que provoca uma fila de navios cargueiros no Porto de Cotegipe, na Base Naval de Aratu, em Salvador.
 
Atualmente, cada navio graneleiro precisa aguardar, em média, três semanas para conseguir aportar e ser carregado com soja. A fila já se estende até o mês de dezembro, o que faz com que alguns navios aguardem ancorados na Baía de Todos os Santos.
 
Segundo o diretor do Porto de Cotegipe, Jorge Pessoa, a chuva é um dos problemas para acelerar o carregamento dos navios. Nos últimos três meses, o fator meteorológico provocou a interrupção do serviço por 33 dias.
 
“O portão do navio é aberto. Todo nosso sistema é fechado, mas como o portão é aberto, se chove ou ameaça chover, para o carregamento, e isso diminui o fluxo. Por conta da chuva, o carregamento é interrompido. Os navios vão chegando e se enfileirando, vão se espalhando. Eles vão atrasando o carregamento e aguardando na Baía de Todos os Santos. Normalmente, carregamos um navio com 70 mil toneladas em dois dias e meio”, pontuou. (com informações do G1 Bahia).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias