Com ou sem pane, bandidos continuam aplicando golpes pelo WhatsApp

Neste domingo (19), o WhatsApp apresentou dificuldades para enviar fotos, vídeos e áudios. Mesmo assim, os golpes no aplicativo continuaram a toda, com bandidos clonando as contas e pedindo dinheiro para a lista de contatos. As reclamações são frequentes e cada vez com mais vítimas.
 

Como não cair no golpe do WhatsApp?


De acordo com Fabio Assolini, da Kaspersky, a verificação em duas etapas é uma das melhores maneiras de garantir a segurança dos dados nessas situações. Ela possibilita que um código único de seis dígitos, como uma senha, seja criado e requisitado toda vez que o usuário precisar acessar sua conta de outro dispositivo. A função pode ser habilitada no próprio aplicativo do WhatsApp, na aba de "Configurações", e depois em "Conta".
 
Entre as recomendações, o sigilo sobre os códigos é o conselho a ser lembrado. "Jamais informe esse código de SMS para ninguém. Também é muito importante que as pessoas ativem a dupla autenticação. Esse número é importante porque quando você o configura o golpista não consegue ativar a sua conta do WhatsApp a partir de outro aparelho", orienta Assolini.

Outras dicas de segurança recomendada para evitar o crime são não clicar em links suspeitos ou de origem desconhecidas, recebidos por redes sociais, e-mail ou mensagem de texto. Além disso, as ligações oferecendo serviços exclusivos, festas e convites gratuitos são um ponto de atenção: sempre desconfie e, caso não tenha relação prévia com nenhum dos assuntos, não acredite. Para mensagens de terceiros pedindo dinheiro, a desconfiança também é válida. Sempre cheque por outros meios - por ligação, por exemplo - se o pedido é verdadeiro.
 
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias