Com integrantes do NEOJIBA e de outros países, orquestra regida por Ricardo Castro se destaca na Europa

redacao@aloalobahia.com

Membros do NEOJIBA dividiram a cena com músicos de renomadas instituições ao redor do mundo, como a Juilliard School, dos Estados Unidos, e Escola Superior de Música de Genebra, na Suíça, em uma série de concertos realizados na Europa este mês.

Oriundos de 17 países de quatro continentes, os jovens integraram a Orquestra da Paz e se apresentaram ao lado de Martha Argerich, considerada a maior pianista da atualidade, sob regência do maestro Ricardo Castro, diretor-geral do projeto baiano.
 J9ZPgXR.md.jpg
A turnê internacional passou pela Itália, Suíça e França.  
 
O concerto de encerramento, na Philharmonie de Paris, foi noticiado na imprensa, ganhando destaque na revista Diapason, referência na música de concerto na Europa. A crítica elogiou os músicos, chamados de “grandes artistas” numa aventura “ricamente contrastada em cores e alegria”.  

Do NEOJIBA participaram a contrabaixista Kívia Santos, o percussionista Fábio Santos, a violinista Priscilla Gabriele, a trompetista Alana Rana e o flautista Jonadabe Batista. Todos fizeram parte do programa e foram continuar os estudos e a carreira na Europa, onde estudam e trabalham atualmente.
J9ZP8mJ.md.jpg 
A regência de Ricardo Castro também ganhou destaque na revista: “Muito à vontade nesses mundos diversos — apenas Chostakovitch requer uma partitura, que mal é consultada, aliás — Ricardo Castro conduz seu grupo com flexibilidade, paixão e moderação ao mesmo tempo, permitindo-lhes simplesmente (!) tocar. Essa confiança não é apenas bela de se ver: ela se mostra aqui mais eficaz do que toda a teatralidade do mundo”, trouxe a publicação.
 
A Orquestra da Paz foi criada para promover a solidariedade e a união através da linguagem universal da música. O projeto é dirigido pelo pianista italiano Federico Gad Crema, que já tocou com o NEOJIBA em Salvador, em 2018. Sua ideia é transformar a orquestra numa plataforma de progresso social e integração.
 
O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.
 
Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.



Por  Gabriela Cruz. Fotos: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias