Com a força dos votos do Nordeste, Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

redacao@aloalobahia.com

Luiz Inácio Lula da Silva vencerá seu adversário, Jair Bolsonaro, numa das disputas mais acirradas da história das eleições brasileiras, dentro de um cenário de divisão nacional nunca antes visto. Dentro dessa cisão, a região Nordeste deve ser a fiel da balança e garantirá o terceiro mandato do pernambucano de Garanhuns, conforme projeção do Datafolha publicada por volta das 19h.

Bolsonaro chegou a liderar a apuração dos votos, mas menos de duas horas após a abertura das urnas, com 75,19% das seções totalizadas, o petista já aparecia à frente do candidato do PL com 50,18% a 49,82%. 

No Nordeste, Lula vence Bolsonaro em todos os estados, com ampla vantagem. Na Bahia, por exemplo, com 89,52% das seções totalizadas, o candidato do PT tinha 71,79% dos votos válidos (5.466.030 no total), contra 28,21% do atual presidente (2.148.064). A diferença é de mais de 3,3 milhões de votos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Perfil

Casado com Janja, Lula tem cinco filhos - com a ex-mulher, Marisa Letícia, já falecida - e é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". 

A primeira vez que Lula foi lançado como candidato à Presidência pelo PT, partido que ajudou a fundar, foi em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos, mas dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, foi eleito presidente pela primeira vez. Seu primeiro mandato foi marcado pelo crescimento econômico do país, com importantes avanços sociais e significativa melhoria na distribuição de renda, sobretudo, graças à política de valorização do salário mínimo e a programas como o Bolsa Família.

No dia 29 de outubro de 2006, novamente na companhia do vice José Alencar, foi reeleito presidente com mais de 58 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil. Ambas as gestões foram marcadas por escândalos de corrupção, como o Mensalão, no primeiro mandato, e o Petrolão, no segundo.

Em abril de 2018, Lula foi preso e levado para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba após ser considerado culpado no processo do tríplex do Guarujá. Durante a prisão, sofreu a segunda condenação, desta vez no caso do sítio de Atibaia. Após 580 dias de prisão, foi solto em novembro de 2019, assim que o STF passou a considerar a prisão em segunda instância inconstitucional. O Supremo agora entende que os réus só podem ser presos quando não couber mais recursos.

Em 2021, o STF anulou as condenações por motivos técnicos e os processos prescreveram. As acusações, no âmbito da Lava Jato, acabaram anuladas pelo STF, após ser identificada parcialidade na condução dos processos e incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada por Sergio Moro

Isso abriu a possibilidade de ele voltar a se candidatar à Presidência, e o retorno ao Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2023, será aos 77 anos, completados na última quinta-feira (27).
b7luBn.md.jpg
Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias