'Coletivo Cinema e Sal' promove oficinas de documentário para jovens de Itaparica

redacao@aloalobahia.com

O Coletivo Cinema e Sal está na ilha de Itaparica para realizar, até dezembro, uma série de oficinas de documentário para jovens. Serão produzidos quatro curtas que serão exibidos na Mostra Audiovisual Final que está prevista para os dias 9 e 11 de dezembro, em Itaparica e em Amoreiras (local a ser definido).

A Mostra, que conta também com outros curtas convidados para sua curadoria, tem como eixo temático o "Mar, a Naturezas e Comunidade". Todas as atividades do projeto são gratuitas. O objetivo do Coletivo Cinema e Sal é conectar as juventudes através das águas e do potencial transformador do cinema. Nessa nova etapa, em Itaparica, duas oficinas ocorrem paralelamente, uma na Sede no município de Itaparica e outra em Amoreiras.

As oficinas propõem experiências de participação comunitária, educomunicação, colheita de saberes, cartografia afetiva, construção de histórias, filmagem de curtas, edição e difusão, culminando com a realização audiovisual dos quatro curtas documentários e Mostras de Cinema na Ilha. 
Outro momento interessante do projeto é a exibição dos filmes em uma mostra na ilha, reunindo todos os envolvidos e a comunidade. O Cinema e Sal faz parte da Rede de Cinema Comunitário da América Latina e do Caribe, que reúne coletivos, festivais, escolas audiovisuais e projetos que desenvolvem com o audiovisual com processos de empoderamento, acessibilidade, educação e modos de produção horizontais em comunidades tradicionais ou zonas periféricas.

Os filmes do projeto Cinema e Sal participaram de mais 20 festivais e encontros de Cinema Comunitário do Brasil e do Mundo, como 13ª edição do “FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil”, “Cine Latino de Toulouse e Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago”, sendo Premiado no “Festival Nueva Mirada para infância e Juventude” (Buenos Aires 2015) com a melhor produção de criação coletiva.  
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias