14 Nov 2022
'Coletivo Cinema e Sal' promove oficinas de documentário para jovens de Itaparica

A Mostra, que conta também com outros curtas convidados para sua curadoria, tem como eixo temático o "Mar, a Naturezas e Comunidade". Todas as atividades do projeto são gratuitas. O objetivo do Coletivo Cinema e Sal é conectar as juventudes através das águas e do potencial transformador do cinema. Nessa nova etapa, em Itaparica, duas oficinas ocorrem paralelamente, uma na Sede no município de Itaparica e outra em Amoreiras.
As oficinas propõem experiências de participação comunitária, educomunicação, colheita de saberes, cartografia afetiva, construção de histórias, filmagem de curtas, edição e difusão, culminando com a realização audiovisual dos quatro curtas documentários e Mostras de Cinema na Ilha.
Outro momento interessante do projeto é a exibição dos filmes em uma mostra na ilha, reunindo todos os envolvidos e a comunidade. O Cinema e Sal faz parte da Rede de Cinema Comunitário da América Latina e do Caribe, que reúne coletivos, festivais, escolas audiovisuais e projetos que desenvolvem com o audiovisual com processos de empoderamento, acessibilidade, educação e modos de produção horizontais em comunidades tradicionais ou zonas periféricas.
Os filmes do projeto Cinema e Sal participaram de mais 20 festivais e encontros de Cinema Comunitário do Brasil e do Mundo, como 13ª edição do “FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil”, “Cine Latino de Toulouse e Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago”, sendo Premiado no “Festival Nueva Mirada para infância e Juventude” (Buenos Aires 2015) com a melhor produção de criação coletiva.