Coelba e Elektro promovem iniciativa para combater o desperdício de energia elétrica

Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia.

Pensar em como combater o desperdício de energia elétrica em casa, na escola ou na comunidade onde vive e ainda ganhar um vale-presente de R$ 5 mil. Esse é mote do desafio lançado pela Coelba e Elektro, distribuidoras do Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, que vai premiar as soluções mais inovadoras. A iniciativa, tocada em parceria com as secretarias de educação da Bahia e São Paulo, é voltada para jovens de 13 a 15 anos que estão nos anos finais do ensino fundamental. Os quatro estudantes que desenvolverem as melhores ideias levam o prêmio.

Para participar, os concorrentes precisam acessar a plataforma Educação com Energia (educacaocomenergia.com.br/aluno), na qual vão aprender sobre como economizar energia de uma forma interativa e se preparar para o desafio. No site ou no aplicativo no Google Play, os alunos poderão conhecer todas as ações do projeto e se candidatar ao prêmio (é necessário cumprir todas as etapas).

É preciso estar matriculado em escolas localizadas nas áreas atendidas pela Coelba e Elektro. O aplicativo permite navegação gratuita, sem consumir seu pacote de dados, para estudantes de escola pública. O último dia para concorrer é 9 de outubro. A expectativa é promover oportunidades de aprendizagem no tema de economia de energia com aplicação prática, já que serão estimulados através do prêmio a criar soluções.

O projeto Educação com Energia previa, inicialmente, a formação de professores, que iram multiplicar para os alunos, em sala de aula, os conteúdos de eficiência energética na unidade temática Matéria e Energia, constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temas como fontes e tipos de energia, cálculo de consumo de energia elétrica e uso consciente de energia seriam tratados pelos professores em sala de aula, através de metodologias ativas.

Diante da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu indefinidamente as aulas presenciais para as escolas de ensino fundamental, o projeto não teria como levar esses conteúdos aos professores e estudantes. Foi criado então um EAD para os professores e o aplicativo, o site e a premiação para os alunos. O objetivo é que estes jovens, após a jornada de conhecimento sobre eficiência energética, se tornem multiplicadores de boas práticas e consumidores mais responsáveis amanhã. Terão consciência da importância do uso eficiente e seguro de energia elétrica, da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e da utilização de fontes limpas e renováveis de energia elétrica.

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias