Cientistas realizam transfusão de sangue criado em laboratório

redacao@aloalobahia.com

Cientistas britânicos realizaram, nesta semana, a primeira transfusão de sangue com células criadas em laboratório. A técnica, se bem-sucedida, pode revolucionar tratamentos para pessoas com distúrbios no sangue e com tipos sanguíneos considerados raros.
 
Na pesquisa, 10 voluntários receberão duas transfusões, uma com o "sangue de laboratório" e outra no método tradicional, e os resultados serão posteriormente comparados.
 
Até aqui, dois pacientes já receberam pequenas doses do sangue “artificial”, sem sentirem efeitos colaterais significativos. Por ora, eles estão saudáveis e respondem bem ao tratamento.
 
O objetivo, de acordo com os responsáveis pela pesquisa, não é substituir totalmente as doações de sangue humano, mas apresentar alternativas para pacientes que dependem de transfusões com regularidade.
 
A expectativa é de que os glóbulos vermelhos cultivados em laboratório durem mais do que os doados, diminuindo a quantidade de transfusões necessárias em alguns tratamentos. Espera-se também que os custos sejam reduzidos à medida que a tecnologia seja ampliada, podendo, se funcionar, ser introduzido em larga escala nos próximos anos.
 
Foto: James Thew. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias