6 Sep 2023
Cientistas desenvolvem modelo de embrião humano sem usar espermatozoide ou óvulo

O modelo é o mais perto de um embrião humano que os cientistas já conseguiram reproduzir. Nesse estágio de 14 dias, os órgãos ainda não estão formados. Em imagens divulgadas pelos pesquisadores, é possível notar um conjunto de células aglomeradas.
Essa reprogramação celular resultou em 120 células, que foram misturadas, resultando em estrutura nova, muito semelhante a um embrião humano, como se fosse uma maquete.
As primeiras semanas após um espermatozoide fertilizar um óvulo é um período de inúmeras mudanças, já que células indistintas se transformam numa estrutura que será um bebê. Este momento crucial na formação da futura criança ainda é pouco compreendido pela ciência. A expectativa é que este embrião formado a partir de células-tronco ajude a lançar luz sobre esta etapa.
“É uma caixa preta e isso não é um clichê – nosso conhecimento é muito limitado”, disse o professor Jacob Hanna, do Instituto Weizmann de Ciência, ao canal BBC News.
Os modelos de embrião serão agora usados para ajudar os cientistas a perceber os primeiros passos na construção dos órgãos do corpo, compreender doenças hereditárias e genéticas ou até mesmo para avaliar o impacto de medicamentos em embriões humanos reais.
Por: Matheus Simoni // Foto: Divulgação/Instituto Weizmann
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.