Dois cientistas baianos estão em lista dos mais influentes do mundo

redacao@aloalobahia.com

Os cientistas baianos Helinando Pequeno de Oliveira e Jackson Roberto Guedes, que atuam como professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, figuram entre os mais influentes do mundo, de acordo com ranking elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A lista abrange 2% dos pesquisadores mais citados no maior banco de dados mundial, o Scopus, que reúne resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, com informações de mais de nove milhões de cientistas.

"Esse ranking é muito poderoso. São 19 anos de muito trabalho na Univasf e, nestes momentos, vemos que os frutos vêm aparecendo com as orientações, patentes e o impacto das publicações”, comemora Helinando, que desenvolveu trabalhos que resultaram em produtos como um tecido de nanofibras utilizável em curativos e um filtro para desinfecção de água com contaminação residual por micro-organismos. Além disso, lidera o grupo de pesquisa em Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos, cujas atividades são realizadas no Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Jackson Guedes, que desenvolve pesquisas na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais, também avalia como positiva o reconhecimento na lista elaborada pela Stanford. “Os pesquisadores que aparecem nesse ranking são considerados os mais importantes para a ciência na atualidade. Então, para mim, é uma satisfação muito grande ter o meu nome aparecendo pela primeira vez na lista. Isto mostra a qualidade e a relevância do trabalho que a gente faz aqui”, ressalta.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias