28 Nov 2023
Clima desértico: cidades da Bahia registram as quatro menores umidades do Brasil nas últimas 24h
Ibotirama, no oeste da Bahia (11% de umidade); Piatã, na Chapada Diamantina (11% de umidade); Remanso, no norte da Bahia (13% de umidade); e Brumado, no sudoeste da Bahia (14% de umidade) são os 4 municípios recordistas, e apresentaram níveis bem abaixo do recomendado pela OMS, que é por volta de 60%.
Para se ter uma noção da realidade, a média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos, é de 12% da umidade relativa do ar. Apesar do cenário, nenhuma cidade baiana está com alertas emitidos pelo Inmet.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
As outras quatro cidades no Top 10 das que registraram menores umidades nas últimas 24h são Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia (15%), em 6º; Irecê, no norte da Bahia (16%), em 8º; Barreiras, no oeste da Bahia (18%), em 9º; e Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia (18%), em 10º.
Temperaturas no estado
Recentemente, a Bahia foi primeiro estado a registrar clima de deserto no Brasil, enquanto, no início de outubro, Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, com termômetros marcando 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC. Nesta terça-feira (28), a temperatura máxima na cidade pode chegar a 41ºC. Na onda de calor, vem sofrendo até a "Suíça baiana", Vitória da Conquista, que deve ter máxima de 35ºC nesta terça-feira, podendo chegar a 36ºC ao longo da semana.
Em Salvador, a semana deve ser de praia, com temperaturas máximas variando entre 33ºC e 34ºC, com prevalência do sol, mesmo com possíveis pancadas de chuva.
* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Shutterstock.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.