Cidade do sertão baiano é a primeira do país a ter seus monumentos escaneados por laser

Monte Santo, município a 362 km da capital do estado, Salvador, e que foi palco da Guerra de Canudos, acaba de ter salvaguardados todos os seus monumentos e ruas através da tecnologia com scanners. Ela é a primeira cidade do país a receber esse projeto.
 
A iniciativa do arquiteto Timóteo Ferreira, natural da cidade, em parceira com a Kemp – empresa de levantamentos, projetos de arquitetura e complementares e gerenciamento de obras, usou o mesmo sistema empregado na Catedral de Notre-Dame, em Paris, que tem seus arquivos digitais salvos desde 2015 e, por isso, mesmo após o incêndio que quase a destituiu no ano passado, terá sua reconstrução fiel garantida através desses arquivos.
 
A mesma segurança não terá o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que foi consumido por um incêndio de grandes proporções em 2018, e que não passou pelo escaneamento em imagens 3D.
 
Vale lembrar que o município baiano também sofreu com um incêndio que atingiu a sua Igreja Matriz. “O local é um marco na cidade, tendo sua construção finalizada em 1791. No entanto, não encontramos nenhuma documentação gráfica da igreja. Como a escaneamos antes do incidente, acredito que esse trabalho possa contribuir para a sua reconstrução de forma fiel ao modelo original, já que temos imagens tridimensionais precisas de como eram as estruturas da igreja, preservando assim a memória do patrimônio histórico e contribuindo para ações de restauração do edifício”, afirma Ferreira. 
 
Foto: Divulgação /montesanto.net. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias