Cidade Baixa revive tradição das troças carnavalescas com Encontro do Jegue de Cueca e da Jega de Calçola no domingo

redacao@aloalobahia.com

A tradição da troça carnavalesca, desconhecida por muitos jovens, vai ser revivida na Península de Itapagipe nesse Carnaval com "O Encontro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola", no domingo (4), a partir das 9h, com saída do bairro do Uruguai. O cortejo encerra no Largo do Papagaio, onde haverá o casamento simbólico do Jegue e da Jega.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A troça é uma manifestação cultural debochada, de sátira dos acontecimentos da época, e que é embalalada pelo som de frevo e marchinhas. Em Salvador, O Encontro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola resgata essa tradição, trazendo de volta uma atividade que marca o começo do carnaval dos moradores do Uruguai e Massaranduba por mais de 40 anos. Nessa edição, o tema da agremiação é o "Carnaval Perfeito Respeita a Diversidade e Garante Direitos". 
 
JlJZKkN.md.jpg
“Ao resgatar a troça dos Jegues, não apenas preservamos uma tradição, mas também sensibilizamos os moradores sobre o patrimônio cultural local, contribuindo para o aumento da cooperação e intercâmbio entre as entidades culturais da Península Itapagipana”, destaca Raimundo Nascimento, organizador. 

SERVIÇO
O Encontro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola
4 de fevereiro de 2024, às 9h
Saída: bairro do Uruguai
Fim do cortejo: Largo do Papagaio
Gratuito e aberto ao público
 
JlJZBIt.md.jpg JlJZfpI.md.jpg
Publicado por Hilza Cordeiro | Fotos: Divulgação
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias