Chile aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O Senado do Chile aprovou, nesta terça-feira (7), o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A lei que autoriza o casamento igualitário foi aprovada por 21 votos a 8. "Esta é uma daquelas oportunidades nas quais pensamos nas pessoas. A aprovação nos permite avançar com os direitos para todos. É um marco que mostra o melhor da política", celebrou Karla Rubilar, ministra de Desenvolvimento Social e da Família.
 
Até hoje, o único instrumento para unir legalmente casais do mesmo sexo no país era o Acordo de União Civil, que permite o acesso a quase todos os direitos estipulados pelo casamento, menos a possibilidade de adoção e direitos de filiação de filhos. Por isso, essa era uma demanda de longa data da comunidade LGBTQI+ local. "É essencial avançar na dignidade com o casamento igualitário, porque o amor não pode ser condicionado", defendeu a presidente do Senado, Ximena Rincón.
 
Com o resultado da votação, o Chile se torna o décimo país das Américas a legalizar o casamento homoafetivo, depois de Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Equador, Colômbia, Brasil, Uruguai, Argentina e México. Neste último, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em 14 dos 32 estados. 
 
Foto: Rodrigo Garrido. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias