César Borges doa acervo pessoal com mais de 4 mil itens ao Centro de Memória da FPC

Ex-senador, ex-ministro e ex-governador da Bahia, César Borges resolveu partilhar com o público parte de seu acervo pessoal com mais de 4 mil itens ao Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC).

No acervo constam publicações sobre história, política e economia, em diferentes formatos como fotografias e audiovisuais, referentes ao período em que ele esteve à frente do Executivo baiano, entre abril de 1998 e abril de 2002, e também quando foi senador pela Bahia, entre 2003 e 2011.

De acordo com o diretor do CMB, Walter Silva, "esse acervo se constitui como uma importante fonte para o entendimento, sobretudo da política na Bahia e no Brasil".

Outras doações

Além do acervo de Borges, a FPC recebeu, nesta quinta-feira (29), outros importantes, como a obra "O imaginário desfile da Embaixada Africana", do artista Anderson AC. A produção ficará sob a responsabilidade do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) e será exposta para o público.

Essa obra faz parte do Memórias do Reinado de Momo, que tem como objetivo central o fortalecimento da memória do Carnaval de Salvador. O projeto é coordenado pela pesquisadora e doutora em Cultura e Sociedade, Caroline Fantinel, e a concepção é do professor e vice-reitor da UFBA Paulo Miguez.

A Embaixada Africana foi um grupo carnavalesco, que surgiu no final do século XIX, e se destacou como clube uniformizado negro. Apresentavam-se através de grandes desfiles que tematizavam uma África de feitos gloriosos, distante do imaginário comum da pobreza, do atraso e da escravidão de que o continente era associado. Porém, foi proibido de desfilar em 1905, assim como os demais grupos da cultura negra, porque apresentava 'costumes africanos com batuques'.

O jornalista e advogado Cyro de Mattos também participou da partilha de memória e cultura baiana. Ele doou 70 livros "Canto até hoje", sua última obra, para as bibliotecas e espaço de leitura do estado.

Cyro de Mattos é contista, novelista, romancista, cronista, poeta, ensaísta e organizador de antologia. É autor de 43 livros e seus contos e poemas figuram em mais de 50 antologias, no Brasil e no exterior. Conquistou mais de 40 prêmios literários. De acordo com o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, a obra de Cyro é e será de grande valia para o estímulo do livro e da leitura em todo o estado. Com informações da SecultBA.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias