11 Sep 2021
Cerimônias nos Estados Unidos marcam os 20 anos do 11 de Setembro

Duas década atrás, em uma terça-feira, quatro aviões foram sequestrados por membros da rede Al-Qaeda; dois deles se chocaram contra as Torres Gêmeas em Nova York, no local que atualmente abriga o Marco Zero. Além das aeronaves que avançaram contra o World Trade Center, os terroristas arremessaram um terceiro avião contra o Pentágono, na capital Washington DC, onde também está programado um tributo às vítimas. O quartoa avião, que tinha como alvo o Capitólio, na capital dos EUA, foi derrubado em um campo vazio na Pensilvânia, matando 44 passageiros.
O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden participaram das homenagens às vítimas em Nova York e, por volta das 11h15, partiram para a cerimônia na Pensilvânia. No Marco Zero, acompanham a cerimônia os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Barack Obama; as ex-primeiras-damas Hillary Clinton e Michelle Obama; o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e o líder da minoria no Senado, Charles Schumer. O ex-presidente republicano Donald Trump não participou de nenhuma das três cerimônias realizadas neste sábado.
Às 8h46, quando um dos aviões atingiu a primeira torre do World Trade Center em 2001, os familiares fizeram um minuto de silêncio no Marco Zero. Outros minutos de silêncio ocorreram às 9h03, quando o vôo 175 se chocou contra os andares 77 e 85 da Torre Sul e às 10h28, quando a Torre Norte desabou. Logo após o segundo minuto de silêncio, o cantor Bruce Springsteen se apresentou no Marco Zero. Outras apresentações musicais marcam o evento.
Foto: Chip Somodevilla/Getty Images. Siga o insta @sitealoalobahia.