Celebrando 50 anos de álbum de Gil, livro 'Expresso 2222' será lançado em dezembro

redacao@aloalobahia.com

Ana Oliveira é a responsável por organizar “Expresso 2222”, livro-objeto com ensaios e trabalhos visuais em homenagem aos 50 anos do disco homônimo, lançado por Gilberto Gil. A obra é conhecida por unir sons cosmopolitas captados em pleno exílio do artista em Londres a suas raízes nordestinas. A homenagem impressa será apresentada no próximo dia 8 de dezembro, no foyer do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com pocket show de Arnaldo Antunes.
 
"Expresso 2222", o livro, traz depoimentos de acadêmicos, jornalistas e artistas plásticos que analisaram e interpretaram visualmente as nove faixas do disco. Estão nas páginas considerações de nomes como Hermano Vianna, Moreno Veloso, Arnaldo Antunes, Fernanda Torres, Renata Felinto e Marcela Cantuária ("dona" da pintura abaixo, inspirada na canção "O Sonho Acabou").
 
HFtm2xn.md.jpg 
Entre as curiosidades do livro está seu peso. Coincidentemente, na chegada dos primeiros exemplares da gráfica, a balança superprecisa voltada para fins de distribuição, registrou 2,222 quilogramas. Ana registrou em foto e vídeo para evitar dúvidas. Outro fato interessante é que a sobrecapa da obra vira um pôster circular com foto de Gil feita por João Farkas. "Em todas as etapas do projeto, a gente buscou restituir um pouco do lúdico, da gostosura de fazer as coisas e não ser tão sério, daquele ambiente contracultural de liberdade criativa", contou Ana ao jornal O Globo.
 
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias