5 Jan 2021
Casa Vogue realiza expedição pelo Sul da Bahia e promove intercâmbio entre criativos locais e designers de todo o Brasil

De povoado remoto a xodó da comunidade hippie nos anos 1970, o vilarejo experimentou grande crescimento turístico nas últimas décadas. Entre os estrangeiros que acabaram fincando raízes ali, o designer holandês Wilbert Das responde por um relevante intercâmbio que reanima as tradições do artesanato local.
Ele comanda o que hoje é o Uxua Casa Hotel & Spa, um complexo hoteleiro com 13 casas distribuídas ao redor do Quadrado. Aos poucos, os próprios hóspedes começaram a pedir que Wilbert desenvolvesse refúgios particulares para eles. A partir daí Das convocou o amigo Peter Kempkens, seu colega na época da graduação na Escola de Belas Artes, na Holanda, e com quem havia trabalhado na Diesel, para tocar esses projetos.
A fim de dar vazão à sua criatividade, Wilbert se empenhou no design de móveis e objetos. Além de fundar a marca de decoração Uxua DAS, inaugurou um intercâmbio, reunindo gente do mundo todo e de outros cantos do Brasil para colaborar com ele e com artesãos na invenção de novas peças.
Esse anseio por estabelecer conexões entre materiais, tempos e pessoas inspirou a missão maior da empreitada. O resultado dessa imersão, que contou com a designer têxtil Ana Vaz, Cynthia Massote e Mariana Hardy, do estúdio Hardy Design, Liliane Rebehy, diretora criativa da Coven, a ceramista Paula Juchem, os artistas Hugo França, Laila Assef, Naná Lavander e Valquito Lima, o pintor Damião Vieira e os artesãos Pila, Evandro, Zé da Cerâmica e Tukunã, além de Wilbert e Peter, poderá ser conferido na edição bimestral da Casa Vogue, que está nas bancas desde o último dia 17.
Foto: Casa Vogue. Siga o insta @sitealoalobahia.