13 Mar 2024
Casa das Histórias de Salvador ultrapassa o número de 20 mil visitas em pouco mais de um mês

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Assim como o Arquivo Público, que fica ao lado, o equipamento tem como missão fazer um resgate da história da cidade, contando tudo através das pessoas que moram nela.
Localizada no Comércio em um casarão centenário que foi completamente revitalizado, a CHS é um convite à população para participar ativamente e refletir acerca dos sentidos, da memória e do futuro da capital baiana. O investimento municipal no complexo foi superior a R$93 milhões.
Quem visita se depara com o curta-metragem “Traçando festas”, que fala das histórias das festas populares que agitam e celebram a cultura da cidade. Também é possívela acessar parte do acervo do Arquivo Público Municipal, um prédio de 12 andares integrado à Casa das Histórias. O acervo possui mais de 4 milhões de documentos que retratam a história de Salvador, da Bahia e do Brasil, além de 193 mil itens documentais, como fotografias e matérias históricas – todo esse material, que estava em processo avançado de degradação, foi 100% recuperado e digitalizado.
O equipamento municipal é gerido pela Secult e contou com museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti, do consórcio Memorar. Além disso, foi financiado com recursos do Prodetur.
A Casa das Histórias funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada às 17h. Os ingressos para visitação podem ser retirados através do Sympla, com entrada gratuita até 31 de março.
* Por Matheus Simoni / Foto: Valter Pontes/Secom/PMS
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.