Espaço que movimenta Rio Vermelho até nas segundas-feiras completa 17 anos com programação especial

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Palco recente do casamento do filho de Gilberto Gil e espaço cultural entre os preferidos de Caetano Veloso em sua temporada soteropolitana, a Casa da Mãe, no Rio Vermelho, completa 17 anos neste mês de maio, com programação especial.

O espaço cultural e restaurante, ambiente de encontros e aparições inusitadas, como a mais recente de Regina Casé, a Casa de Mãe não tem esse nome à toa. "A casa conseguiu ser um celeiro de coisas legais da Bahia e ir além. Foram mais de 5 mil shows nesses 17 anos. Criamos um local pra gente maternar e criar, onde os artistas testam seus projetos antes de levarem pro mundo", explica Stella Maris, chef de cozinha e cantora, criadora do espaço.
HSXBHj1.md.jpg
Segundo ela, a Casa da Mãe começou por uma necessidade sua de ter um espaço onde desenvolvesse seu trabalho da forma que ela queria. "Onde eu pudesse fazer minha música de uma forma mais livre", resume a também empresária, natural de Santo Amaro, onde já tinha tido um bar.

"Nestes anos, os desafios foram muitos, porque abri a casa sem grana. Fui lá e aluguei, não tinha um plano. E acabou dando certo com a ajuda dos amigos. Hoje, sinto alegria em ver gente feliz, pessoas que dizem que aqui é um celeiro da cultura da Bahia", celebra. "A gente faz um trabalho muito importante, sem modéstia. Fizemos muito pela arte do estado. Com poucos recursos, fazemos a música acontecer", vibra a artista, que já teve o prazer de receber grandes nomes nacionais e internacionais em sua casa.
HSXB9TP.jpg
Nos 17 anos de funcionamento, já passaram por lá nomes como Elisa Lucinda (na foto com ela), Sandra de Sá, Seu Jorge, Armandinho, Jota Veloso, Jussara Silveira, Claudia Cunha, Roberto Mendes, Roque Ferreira e Yamandu Costa, Mãeana e Bem Gil.

A voz inconfundível de Manu Chao

Uma das ilustres presenças, ao longo desses anos, foi a do francês Manu Chao. Num dia de semana qualquer, perto da 0h, com a casa mais vazia, um cliente apareceu e perguntou se podia dar uma canja. Pedido autorizado, o visitante pegou o violão e, enquanto cantava, teve a voz reconhecida. "É Manu Chao que está aí, é Manu Chao", relembra Stella Maris, que viu os clientes ligando pros amigos, que lotaram a casa e aproveitaram um show surpresa de 1h30 de duração.
HSXBJZF.md.jpg
Celebração

Para celebrar os #Quase18anos, a Casa da Mãe preparou uma programação especial, contemplando artistas que escolheram, ao longo desses anos, o espaço cultural como casa. Entendendo que a culinária é parte importante da cultura de um povo e da história do local, a chef Stella Maris promove também o “Festival Stella de Vatapá”, no dia 10 de maio, quando serão servidas 8 variações do prato, de Fruta Pão, Banana da Terra, Farinha de Mandioca, Inhame, Fubá, Banana Verde, Banana da Terra, Batata Doce e Pão.

Agenda Semanal:

* Segundas: 

- 08, 15, 22 e 29 de maio
Mãeana e Bem Gil com o show "J.G."

* Terças: 

- 09, 16 e 23 de maio
Coletivo Samba Jazz

- 30 de maio 
Sarau Casa da Mãe com Gil Vicente Tavares e convidados

* Quartas:

- 10, 17, 24 e 31 de maio
Roberto Mendes em “O Que Se Come, O Que Se Fala”

* Quintas:

Projeto "Quinta Delas"
- 11 de maio - Jussara Silveira
- 18 de maio - Belô Veloso
- 25 de maio - Cláudia Cunha

* Sextas:

- 05 de maio - Forró da Mãe
- 12 de maio - Tito Bahiense
- 19 de maio - Com que Roupa Samba Club com Edu Alvez, Dú Marques e Lasinho do Banjo
- 26 de maio - Mesa de Samba Autoral com Pedrão

* Sábados:

- 06 de maio - Ana Paula Albuquerque e Mateus Aleluia Filho
- 13 de maio - Carlos Barros
- 20 de maio - Jam Delas
- 27 de maio - Stella Maris e Alex Mesquita


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: João Figuer e Acervo Pessoal.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias