Carnaval de Salvador já acumula 430 toneladas de lixo

A Prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), já recolheu 436 toneladas de resíduos nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Batatinha (Pelourinho), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Ilhas. O volume é 24% menor, se comparado ao mesmo período de 2019, quando foram retiradas das ruas 576 toneladas de lixo.

A Limpurb atua com quatro mil colaboradores envolvidos na limpeza dos circuitos da folia e no Carnaval dos Bairros. São realizados serviços de varrição, coleta, lavagem de vias e logradouros, instalações, limpeza e manutenção de sanitários públicos.

Para dar suporte aos trabalhos, as equipes têm à disposição 57 compactadores, 53 carros-pipa e 22 caminhões de sucção, além de 14 cooperativas e uma associação de catadores como parceiras.

Além disso, os foliões têm à disposição quase três mil sanitários químicos e 80 contêineres climatizados – alguns deles com chuveiros para servir, principalmente, aos ambulantes que trabalham até a Quarta-feira de Cinzas.

O esquema de serviços também envolve a distribuição de tonéis de 400 litros, que possuem o dobro da capacidade convencional, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). No local, é possível ser descartados materiais recicláveis, como latinhas, garrafas pet, plásticos e papel, que serão aproveitados pelos catadores.

Orientação – A Limpurb também coloca em campo as equipes de educação ambiental, com o intuito de orientar os ambulantes às melhores práticas durante a folia. Em todos os dias da festa, os agentes distribuem sacos plásticos, esclarecem sobre o acondicionamento dos resíduos e a necessidade de manter os espaços limpos.

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES