Ícone da Bossa Nova, Carlos Lyra morre aos 90 anos no Rio de Janeiro

redacao@aloalobahia.com

O cantor e compositor Carlos Lyra, ícone da Bossa Nova, morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro, aos 90 anos. A morte foi confirmada por sua esposa, Magda.
 
O compositor estava internado desde quinta-feira (14) em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com quadro de febre. Na sexta-feira, uma infecção piorou o seu estado de saúde. A causa da morte não foi confirmada. O compositor será cremado, mas ainda não há data do velório.
 
 
Autor de composições como "Maria Ninguém" e "Lobo Bobo", que viraram clássicos em gravação de João Gilberto, Lyra foi um dos principais nomes do movimento musical. 
 
No repertório de Lyra estão clássicos como "Você e Eu", "Coisa Mais Linda", "Influência do Jazz", "Maria Ninguém" e outras. O artista foi revelado em 1956, quando Sylvia Telles gravou "Menino".
 
JurGO2p.md.jpg
Lyra nasceu no Rio, em 1933 e começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos. Adolescente, conheceu conheceu o compositor Roberto Menescal, outra futura lenda da bossa nova, com quem montou a Academia de Violão, uma espécie de academia musical. Por lá passaram nomes como Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros.
 
JurGjEv.md.jpg

* Por Antonio Dilson Neto. Fotos: Reprodução/Jack Vatoogian/Getty/Bruno Kaiuca/Redes sociais

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias