Carlinhos Brown completa 60 anos como símbolo de reinvenção e criatividade

redacao@aloalobahia.com

O ano de 2022, sem dúvida, tem sido bem atípico. Ao mesmo tempo em que perdas ilustres, como as recentes de Gal Costa e Erasmo Carlos, são sentidas, os brindes simbólicos em torno dos 80 anos de Caetano, Gil e Milton; dos 70 de Bell; dos 60 de Margareth e dos 50 de Ivete são celebrados.
 
Nesta quarta-feira (23), mais um baiano completa idade "redonda" e não poderia ficar sem homenagem. O Cacique do Candeal, Carlinhos Brown, chega aos 60 anos, como símbolo de reinvenção e criatividade ativa, responsável, desde o começo da sua carreira, por levar a Bahia para o mundo.
 
Nascido Antônio Carlos Santos de Freitas, no Candeal, nem a fama afastou Brown do bairro, onde ele segue investindo em projetos sociais, como a Pracatum, que beneficia milhares de jovens baianos através da música, além de oferecer cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas.
 
Ao longo da carreira, são diversas indicações e prêmios, como o Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos e uma indicação ao Oscar. Entre as diversas honrarias, em 2018, Brown foi o primeiro músico nomeado Embaixador Ibero-Americano para a Cultura.
 
O múltiplo artista começou na música ainda cedo, aos 17 anos. Nos anos 80, fez parte da bateria dos Apaxes do Tororó, um dos maiores blocos de inspiração indígena do Carnaval de Salvador, ao mesmo tempo em que já se aventurava como compositor e percussionista do bloco-afro Zimbabwe.
 
H23OO0l.md.png
Em 1981 integrou a banda de pop-rock baiano Mar Revolto, com a qual lançou recentemente um álbum, resgatando essa parte de sua história. Neste mesmo ano, Brown levou, pela primeira vez para o trio elétrico, os timbales de lata, o bongô, atabaques e outros instrumentos que até então nunca tinha utilizados nesse contexto. Considera-se que, ali, nascia a grande era da cena percussiva da folia baiana.
 
Ao longo da carreira, dividiu composições, gravações e palcos com nomes como Caetano Veloso, um dos primeiros a projetar uma criação sua nacionalmente, com "Meia Lua Inteira"; e esteve à frente de movimentos revolucionários, como a Timbalada, nascida em 1991, e os Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, em 2002.
 
Em 2001, foi protagonista de uma cena que ficou na memória. Em pleno Rock in Rio, foi alvo de garrafas de água durante sua apresentação no festival, no mesmo dia em que a atração principal seria a banda Guns N’ Roses. “Eu sou da paz. Eu não jogo nada em ninguém, eu só jogo amor. Pode jogar o que quiser que eu sou da paz e nada me atinge", disse à época.
 
H23ONf4.md.jpg
Como compositor, Brown se viu consagrado em 2008, quando foi considerado, pelo ranking do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, atrás apenas de Chico Buarque.
 
De vida pessoal discreta, Carlinhos Brown é casado atualmente com Danielle Barvanelle, com quem tem dois filhos, Daniel e a caçula Maria Madah. Ele foi casado também com Helena Buarque de Holanda, filha de Chico Buarque com Marieta Severo, com quem teve quatro filhos, Francisco, Clara, Cecília e Leila. Ele também é pai de Miguel e Nina, de relacionamentos anteriores.
 
Fotos: Mateus Ross, Divulgação e Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias