8 Sep 2023
Câncer entre jovens: número de casos cresce 79% em 30 anos; entenda

No último ano considerado, foram registrados 3,26 milhões de novos casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos, enquanto que em 1990, a taxa estava próxima a 1,8 milhão de casos. Além do aumento de casos, o número de mortes também cresceu. Mais de 1 milhão de pessoas com menos de 50 anos morreram de câncer em 2019, quase 28% a mais do que em 1990.
Os pesquisadores atribuem o aumento do número de casos de câncer entre jovens a uma combinação de fatores, que inclui obesidade, consumo de álcool e tabagismo, além de fatores genéticos, que desempenham um papel importante nesse aumento. Na pesquisa, no entanto, os autores reforçam que dietas ricas em carne vermelha e sal, com baixa ingestão de frutas e leite também são um risco.
Na estimativa dos pesquisadores, com base nas tendências observadas nas últimas três décadas estudadas, até 2030 o número global de novos casos de câncer de início precoce e as mortes associadas aumentarão em mais 31% e 21%, respectivamente. As pessoas na faixa dos 40 anos devem ser as mais afetadas.
Em termos geográficos, as taxas mais altas de câncer de início precoce em 2019 foram observadas na América do Norte, na Australásia e na Europa Ocidental, mas com os países de baixa a média renda sendo afetados com as maiores taxas de morte entre os menores de 50 anos. Nestes últimos, o câncer de início precoce teve um impacto muito maior nas mulheres do que nos homens, levando em conta as mortes e consequências para a saúde.
* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Ewa Krawczyk, National Cancer Institute/Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.