Cancelado na Bahia, MECA levou baianos à programação de edição em Inhotim; conheça mais o festival

redacao@aloalobahia.com

Nascido em Xangri-lá, no litoral do Rio Grande do Sul, há 13 anos, o MECA amadureceu ao longo dos anos. Hoje uma plataforma multicultural orgânica, o evento aconteceu no último fim de semana no Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, depois de ter edições em locais inusitados, como um aeroporto militar e uma estação de trem desativada.

Da Bahia, as cantoras Daniela Mercury, Luedji Luna e Melly se destacaram na programação, assim como o projeto Alto Da Maravilha, parceria de Russo Passapusso com Antonio Carlos & Jocafi. Os baianos animaram o Palco Magic Square, que, ao lado do Palco Heineken, levou atrações dos mais diversos gêneros ao evento, que junta música, arte, conhecimento e inovação. As estruturas reuniram de DJs e artistas alternativos a cantores amplamente conhecidos, como Rodrigo Amarante e Adriana Calcanhotto.
 
HtWBf8N.md.jpg
Ao longo da programação, o público pôde curtir as belezas e exposições do Instituto Inhotim, que recebeu ainda os talks, palestras que aconteceram dentro da Igrejinha, com nomes como Chico Barney, Milly Lacombe, Bárbara Paz e Mônica Ventura. As conversas foram entremeadas por pocket shows, como o de Ana Cañas, e exibições de filmes, como "Belchior: Apenas um Coração Selvagem".

Em 2023, o MECA ainda terá as edições MECA (Caldeira), em Porto Alegre, no dia 21 de outubro; (Super) MECA, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro; MECA (Baile), em São Paulo, em 12 de dezembro.
 
HtWBB9I.md.jpg
Também este ano, entre os dias 8 e 11 de junho, aconteceria, na Bahia, o MECA (Caraíva), que teve sua realização proibida pela Associação dos Nativos de Caraíva (Anac). A decisão foi motivada pelo impacto ambiental não previsto e pela "perturbação do sossego" que ocasionaria aos nativos. 

“Se o MECA (Caraíva) não for o projeto escolhido para ser um exemplo positivo de evento responsável e integrado com a comunidade, que os próximos eventos aprovados sejam boas referências para todos nós”, disse em comunicado o evento, à época.
  * Por José Mion, com informações da Rolling Stones e do jornal Correio. Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias