Caminhada em Salvador promete recontar narrativa da cidade sob olhar do protagonismo negro

redacao@aloalobahia.com

Caminhadas negras vão recontar narrativas de 22 cidades brasileiras sob olhar do protagonismo negro no dia 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil. A iniciativa tem como objetivo revelar novos lugares, personagens e culturas negras, passando pelo passado, presente e futuro. Em Salvador, a Caminhada Salvador Negra vai levar o público para conhecer o Pelourinho, centro histórico da primeira capital do Brasil, com a ótica do protagonismo negro. A capital da Bahia tem o maior percentual de pessoas negras na população, mas a ideia do projeto é abordar além do que o turismo tradicional conta. 

O projeto “13 de maio e os dias depois” é organizado pela plataforma de afroturismo Guia Negro, em articulação com parceiros de cada cidade e tem objetivo de contar o que aconteceu após abolição inconclusa da escravatura no país em 13 de maio de 1888.

“Essa é a primeira vez que teremos caminhadas contando narrativas negras em mais de vinte cidades do país ao mesmo tempo. É um marco histórico, que mostra que a presença e contribuições negras estão por todas as partes”, diz o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias

‌O tour percorre pontos do Pelourinho, principal ponto turístico da cidade, passando por locais como Museu Afro, Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, blocos afros, entre outros. O percurso é conduzido por anfitriões de experiência do Guia Negro que trazem as perspectivas culturais e históricas da cidade. Clique aqui para conferir mais detalhes

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias