12 Dec 2023
Câmara retoma discussão sobre volta das barracas de praia em Salvador
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Desde a retirada das barracas de praia após uma decisão judicial de 2010, a cidade tem uma lacuna quando o assunto é serviços prestados na orla. As demolições, que foram feitas durante alguns anos, afetaram mais de 20 mil pessoas.
Com 64 km de areia do litoral, Salvador deve agora retomar o debate para planejar o futuro do litoral na capital. Diversas autoridades relacionadas às atividades realizadas na praia foram convidadas para a audiência — que é apenas um capítulo na reestruturação da orla.
Com forte intervenção do judiciário desde o início dos entraves sobre o tema, o debate permanece na gestão do prefeito Bruno Reis, que já havia sinalizado que buscava realizar a administração do espaço em Salvador — o que ainda não foi autorizado pela Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU). O órgão também foi convidado para a realização do debate, de acordo com o vereador Cláudio Tinoco (União).
"Queremos, sim, debater a regulamentação de atividades de comércio nas praias de Salvador. Muitas pessoas que acompanham a realidade de Salvador ser a única cidade do Brasil sem barracas de praia querem, realmente, um novo modelo. Queremos reunir a todos, justiça federal, superintendência do Patrimônio da União, órgãos do município e do estado, acima de tudo aqueles que vivem do comércio nas praias. Os barraqueiros, ambulantes, todos", anunciou em postagem nas redes sociais.
Para suprir a falta de barracas de praia, o ex-prefeito ACM Neto instalou, durante sua gestão, quiosques pelo calçadão da orla da capital. O acesso aos espaços se deu através da concessão, por licitação, onde algumas empresas construíram os espaços e depois sublocavam.
Recentemente, algumas barracas "improvisadas" foram retiradas pela gestão municipal. Diante do cenário atual, bares e restaurantes com acesso ao mar têm se destacado no mercado local.
* Por N.R. Foto: @BahiaSalvador.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.