11 Apr 2023
Câmara protocola PL que pede detectores de metais em escolas de Salvador

Átila lembra ainda que a ferramenta será um apoio na prevenção de episódios de risco, mas que o combate a essa violência é uma parceria, especialmente, com os familiares dos menores.

“Sejamos vigilantes também dos nossos pequenos. É obrigação realizar uma inspeção visual dos pertences de cada um, em meio à essa onda de insegurança. Quando for identificado um comportamento estranho, que esses responsáveis também se comuniquem com a comunidade escolar. Precisamos criar uma rede de apoio para enfrentar a violência e fazer com que a escola volte a ser um abrigo de crescimento e paz para nossos jovens”.
Nesta terça (11), também foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto que propõe a obrigatoriedade na instalação de portais de detecção de metais no acesso às unidades estaduais de ensino. No texto, o deputado proponente, Patrick Lopes (Avante), que integra a base governista, também destaca a realização de revistas a estudantes, funcionários ou visitantes, se necessário.
Programa Ronda Preventiva Escolar
Outra proposta apresentada pelo parlamentar sugere a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) no Programa Ronda Preventiva Escolar – ROPE das instituições de ensino da capital baiana. Caso seja aprovado, o PL vai auxiliar a intensificar o patrulhamento preventivo contra casos de violência.
No texto, o parlamentar Átila do Congo indica também que, além da ronda, os guardas poderão ministrar palestras educativas e preventivas na área de combate ao uso de drogas indevidas e/ou substâncias entorpecente para os jovens.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Manu Dias/GOV BA