Câmara protocola PL que pede detectores de metais em escolas de Salvador

Com informações do Correio24Horas

Um projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal para instalação de portais com detecção de metais em todas as escolas municipais de Salvador. O autor da proposta, o vereador Átila do Congo (Patriota) classifica a medida urgente “diante do cenário de medo após ataques em escolas no país”.
HkpIkjp.md.jpg
De acordo com a proposta, será concedido o prazo de 180 dias ou o período letivo escolar, prevalecendo o que primeiro ocorrer, a partir da entrada em vigor desta Lei, para que todas as escolas municipais se enquadrarem nos critérios estabelecidos.

Átila lembra ainda que a ferramenta será um apoio na prevenção de episódios de risco, mas que o combate a essa violência é uma parceria, especialmente, com os familiares dos menores.
HkpI4Fn.md.jpg
“Sejamos vigilantes também dos nossos pequenos. É obrigação realizar uma inspeção visual dos pertences de cada um, em meio à essa onda de insegurança. Quando for identificado um comportamento estranho, que esses responsáveis também se comuniquem com a comunidade escolar. Precisamos criar uma rede de apoio para enfrentar a violência e fazer com que a escola volte a ser um abrigo de crescimento e paz para nossos jovens”.

Nesta terça (11), também foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto que propõe a obrigatoriedade na instalação de portais de detecção de metais no acesso às unidades estaduais de ensino.  
HkpT9cu.md.jpg
No texto, o deputado proponente, Patrick Lopes (Avante), que integra a base governista, também destaca a realização de revistas a estudantes, funcionários ou visitantes, se necessário.

Programa Ronda Preventiva Escolar

Outra proposta apresentada pelo parlamentar sugere a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) no Programa Ronda Preventiva Escolar – ROPE das instituições de ensino da capital baiana. Caso seja aprovado, o PL vai auxiliar a intensificar o patrulhamento preventivo contra casos de violência. 

No texto, o parlamentar Átila do Congo indica também que, além da ronda, os guardas poderão ministrar palestras educativas e preventivas na área de combate ao uso de drogas indevidas e/ou substâncias entorpecente para os jovens. 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
 
Foto: Manu Dias/GOV BA

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias