19 Jun 2023
Câmara de Salvador realiza audiência pública sobre migrantes, refugiados e diversidade cultural

Com o tema “Nós os refugiados: direitos humanos e diversidade cultural”, o intuito é fortalecer o debate para a formulação e inclusão no orçamento público de políticas públicas mais sólidas e consistentes de acolhimento aos migrantes, na Bahia, mas especialmente em Salvador.
A audiência terá como painelistas Mariangela Nascimento, professora da UFBA e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir-UFBA); e Tatiana Badaró, doutora em Educação pela Faced-Ufba, expert em abusos em meios religiosos e ativista social contra abusos. A sessão será aberta para interessados pelo assunto, estudantes e migrantes.
“Precisamos entender nossa diversidade cultural, estabelecer medidas de prevenção e combate à xenofobia, aliadas à inclusão dos migrantes nas políticas públicas de socorro financeiro emergencial”, coloca a vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Salvador.
De acordo com dados apresentados pela professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Natalia Araújo, doutora em Direito pela UnB, em audiência na Assembleia Legislativa da Bahia junto com à Câmara, em 2021 a Bahia concentrava, nos últimos 20 anos, o maior número de imigrantes internacionais entre os estados do Nordeste, com 40.879 registros.
Mais recente, os dados sobre a estratégia de interiorização indicam que 760 venezuelanos vieram para a Bahia, sendo que as cinco principais cidades de preferência foram Lauro de Freitas (328), Salvador (188), Feira de Santana (78), Alagoinhas (38) e Porto Seguro (26).
Conteúdo publicado por Carolina Cerqueira. Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Sandra Sebastian/AP.