13 Sep 2023
Câmara aprova texto que legaliza apostas esportivas e jogos on-line

A Casa Legislativa aprovou ainda a instituição de uma outorga inicial para autorizar os sites a funcionarem legalmente. O imposto cobrado sobre a arrecadação dos sites será de 18%. Já o valor da outorga inicial para autorização de funcionamento dos sites será de R$30 milhões. Os sites poderão funcionar por 3 anos no Brasil. Os prêmios para pessoas físicas serão taxados em 30%, incluindo o investimento inicial, além dos ganhos. Esse modelo já é adotado hoje na loteria federal.
Diferente do que trazia a MP, o relator reduziu os recursos para a seguridade social de 10% para 2% e as dividiu entre o Turismo (controlado pelo União Brasil), Esporte (comandado pelo PP) e Embratur (presidida pelo PT). O Republicanos obteve apoio para aprovar emenda que retirava parte dos recursos das entidades desportivas, como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), repassando as verbas para as secretarias estaduais e municipais de esporte.
Já o Podemos conseguiu uma emenda que direciona 50% dos prêmios não resgatados ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, em vez de 100% ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como constava do texto-base.
Os deputados rejeitaram apenas um destaque, que pretendia aprovar emenda do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) para proibir a aposta feita por devedores em cadastro de inadimplentes, pessoas do CadÚnico ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por Matheus Simoni / Fotos: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.