14 Dec 2023
Caetano Veloso desembarca em Salvador para três shows e emenda com férias: 'Descansar é necessário'
A apresentação faz parte de uma turnê que roda Brasil afora. No exterior, o cantor canta em cidade como Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Porto (Portugal), Roma (Itália), Paris (França) e Genebra (Suíça). Inclusive, Caetano já esteve em Salvador com o mesmo show em 2022.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Em desabafo publicado nos Stories do Instagram, Caetano revelou que está cansado, e que deve tirar "férias radicais" após as apresentações. Pediu a compreensão dos fãs, amigos e colegas neste momento. "Chego à minha Bahia e logo faço série de três shows do Meu Coco na Concha. Tenho 81 anos e venho de uma série de atividades super puxada. Peço aos meus amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos que considerem minha decisão de descansar o que me é necessário", iniciou.
"Depois dos shows na Concha, entrarei em período de férias radicais. Peço que não me convidem para atividades públicas, participações, conceder entrevistas ou emitir opiniões, gravar vídeos, escrever releases e outros textos ou qualquer outra atividade, sobretudo àqueles que sabem que mais me tocariam com seus chamados. Que tenhamos um feliz verão. Caetano Veloso", escreveu.
Meu Coco
Caetano contou em uma entrevista recente que começou a escrever a música "Meu Coco" no Verão de 2019, na Bahia. "No começo era só uma batida rítmica, que eu fazia no violão, imaginando bateria pesada e percussão. Então os nomes de mulheres brasileiras conhecidas vieram até mim. Luana é uma modelo, agora uma senhora de idade, cujo nome era Simone Raimunda, uma linda negra que veio do bairro da Liberdade, em Salvador, na Bahia. A partir daí continuei com outros nomes — e isso me levou a pensar no meu gosto por nomes (na década de 1970 fiz um disco chamado Cores, Nomes); agora um amigo me disse, brincando, que Meu Coco poderia ser chamado de Nomes, Nomes", afirmou.
"Quando a música Meu Coco ficou pronta, li em um jornal que o nome mais escolhido para os recém-nascidos brasileiros naquele ano havia sido Enzo Gabriel. Assim, um nome composto, colocado em milhares de crianças em todo o país. Isso mexeu comigo. Eu queria fazer uma música com esse tema. E deixei essa pergunta para aquela geração que estava vindo. O Brasil foi chamado de "País do Futuro" por Stefan Zweig, que vivia no Rio de Janeiro fugindo do nazifascismo europeu. No Rio, Zweig se suicidou, junto com a mulher, em 1942, ano do meu nascimento. Na música fica aquela dúvida entre esperançosa e angustiada sobre o futuro do Brasil", completou.
Vem morar na Bahia?
No início de junho, Caetano comentou que a turnê pode ser a última que fará ao redor do mundo. A afirmação aconteceu em entrevista ao El Observador, onde disse querer voltar a viver na Bahia. "Acho que esta turnê pode ser a última ao redor do mundo. Quero voltar a morar na Bahia e cantar lá toda semana. E quem quiser me ver e ouvir, que venha à minha terra", disse ele, que atualmente mora no Rio, mas costuma veranear em Salvador.
Verões em Salvador
Caetano deve passar alguns dias deste Verão que se aproxima em Salvador. Esta é uma das programações preferidas do músico. Em 2020, ele foi clicado curtindo a tarde no Porto da Barra acompanhado de amigos. Os banhistas que estavam em volta evitaram tietar o artista, mas as crianças foram menos discretas.
Fotos: @rodyoli/Instagram, Reprodução/Redes sociais e Tiago Caldas/Arquivo CORREIO.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.