Caetano, Daniela e Wagner Moura vão denunciar censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

redacao@aloalobahia.com

Na próxima terça-feira (14), Caetano Veloso, Daniela Mercury e Wagner Moura participarão de uma audiência pública marcada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão independente da OEA (Organização dos Estados Americanos), para ouvir e debater as denúncias de censura no Brasil sob o governo Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa é do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (Mobile).

As violações de liberdade de expressão no país, o desmonte institucional do setor cultural e a perseguição de artistas serão os temas tratados pelos representantes do Mobile e, também, pelos artistas baianos. O Movimento havia divulgado a participação de Gilberto Gil, mas ainda não está confirmada.

Lançado em novembro, o Mobile é formado pelas organizações Artigo 19, 342 Artes, LAUT, Rede Liberdade, Mídia Ninja, Movimento Artigo Quinto e Samambaia Filantropias. A iniciativa colocou no ar uma plataforma para receber denúncias de censura. Desde 2019, já foram registrados 170 casos, sendo cerca de 30% vinculadas a questões identitárias: a expressões de gênero, raça e orientação sexual ou possuem motivações religiosas e/ou morais. Além disso, cerca de 67% das ocorrências têm origem em medidas do governo federal.

Foto: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias