3 Jan 2024
Com fábrica na Bahia, BYD supera Tesla e acirra mercado mundial de EVs; Brasil deve ter 1 mi até 2030

Os resultados são recordes para as duas marcas e revelam que o mercado de EVs ("Electric Vehicles" ou Veículos Elétricos) pode ter um novo líder em breve.
Apesar dos dados anuais da Tesla ainda serem superiores aos da BYD, a diferença entre as duas vem diminuindo. Em 2022, Musk vendeu cerca de 400 mil veículos a mais, diferença que caiu, em 2023, para cerca de 230 mil (1,8 milhão contra 1,57 milhão).
A companhia japonesa vive um momento de forte expansão, inclusive com instalação de fábricas em outros países como o Brasil, mais precisamente na Bahia, onde produzirá o primeiro carro elétrico nacional na antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A estratégia dos chineses tem sido a de oferecer mais opções de carros e valores mais em conta. Hoje, é possível comprar um BYD por menos de US$ 30 mil. Já um Tesla não sai por menos US$ 40 mil.
A disputa entre as duas marcas é vista pelo mercado como positiva, já que estimula e acelera a transição para os carros elétricos. A China, por exemplo, estabeleceu que pelo menos 20% dos seus carros seriam de energia renovável até 2025, meta batida já em 2022.
No Brasil, a frota de carros elétricos ainda é pequena, mas espera-se que o número de unidades ultrapasse 1 milhão até 2030. Hoje, a cidade de São Paulo detém mais de 30% de toda a frota nacional de EVs.
* Por José Mion, com informações do Dênius. Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.