BYD na Bahia: Fábricas de automóveis do Sul e Sudeste se unem contra incentivos no Nordeste

redacao@aloalobahia.com

Com sede nas regiões Sul e Sudeste, as principais fabricantes de veículos do país se uniram para evitar a prorrogação de incentivos fiscais para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste. Os principais alvos são a Stellantis - dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, essa última com fábrica em Goiana (PE), inaugurada em 2015 - e a BYD - empresa chinesa de carros elétricos que vai se instalar em Camaçari, na Bahia, na sede da antiga Ford. O Governo da Bahia, aliás, vai assumir a propriedade do complexo fabril.

Segundo informações publicadas no Estadão, as montadoras do Sul e Sudeste não se conformam porque a Stellantis já detém  31,5% das vendas de automóveis e comerciais leves do país. E o maior problema seria a fábrica de Pernambuco que produz modelos de maior valor agregado, como utilitários esportivos (SUVs) e picapes.

As montadoras dessas regiões distribuíram um relatório para os deputados e fizeram um lobby fortíssimo que resultou na retirada do artigo da reforma tributária que prorrogava os incentivos para a indústria automobilística.

O lobby das empresas do Sul e Sudeste visa principalmente a Stellantis, mas também a fabricante de autopeças Moura, em Pernambuco, as fábricas da Caoa/Chery e HPE/Mitsubishi, em Goiás, e a BYD, que vai se instalar na Bahia e será a maior fábrica de carros elétricos do país.

As montadoras garantem que não são contra a vinda de fabricantes ao Brasil para desenvolver novas tecnologias, como a chinesa BYD. Mas afirmam que, sem os incentivos da região, as empresas não viriam para o Nordeste. 

​*Publicado por Naiana Ribeiro. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias