28 Jun 2023
BYD acerta detalhes com Lula e assumirá a fábrica da Ford na Bahia

Segundo o petista, o governo trabalha agora na possível concessão de porto regional à empresa, na Baía de Aratu, próximo a Camaçari, para facilitar o escoamento da futura produção de veículos.BYD confirmada na Bahia!
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) June 28, 2023
Na próxima terça (04), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos. #BoraTrabalhar! pic.twitter.com/0RdhgmiK9S

O porto foi cedido pelo governo da Bahia à Ford, que parou de produzir veículos no Brasil em 2021, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Diante disso, a BYD vinha negociando com o governo baiano e com a gestão federal sobre a possibilidade de assumir essa concessão.
"Nós da Bahia reafirmamos essa parceria com a BYD. As condições de incentivo colocadas pela BYD na Bahia estão sendo atendidas, inclusive com investimento na infraestrutura, no caso do porto que era da Ford", afirmou o governador em pronunciamento no Planalto.

"Já nos reunimos com o ministro dos Portos e Aeroportos [Márcio França] e ali dialogamos sobre a possibilidade de a BYD ser a gestora ou apresentar uma empresa parceira para que o porto não fique apenas com automóveis, mas também com outros produtos, inclusive equipamentos da indústria eólica", disse. "O Estado fará investimentos de estrada na via entre o porto e a indústria".
Linha de financiamento para produção
Ainda segundo Jerônimo, Lula já sinalizou à montadora chinesa que irá estudar uma linha de "financiamento" para apoiar a produção de novos automóveis no Brasil.

O governador chegou a citar que a linha pode acontecer via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou por meio de incentivos tributários relacionados ao PIS/Cofins e IPI, mas não deu mais detalhes na ocasião.
"Posso destacar que a BYD colocou à mesa — não agora, já havia feito isso — a questão por exemplo de [o governo federal] rever condições de IPI e PIS/Cofins. Foi também demandado uma política de incentivos tanto à produção, quanto ao consumo", contou.
"Sobre o consumo, o presidente se comprometeu a estimular a compra de automóveis, ônibus, renovação da frota escolar, viaturas, equipamentos para agricultura. Mesmo assim, o presidente [Lula] colocou condição de estudar também o financiamento, pelo BNDES, de alguma linha factível para que possa estimular [produção]. O presidente acolheu [isso] vai tratar com o Ministério da Fazenda".
Cronograma de instalação da fábrica
Segundo o governador da Baia, a BYD estava esperando apenas essa sinalização para fazer o anúncio de cronograma de instalação da fábrica na Bahia. "O anúncio da BYD será feito na terça-feira (4). A ideia é que BYD exponha alguns automóveis da rede, para que a gente possa fazer uma exposição. Será anunciado todo um calendário de quando [a montadora] se instala, quando começa a produção, quando será o primeiro automóvel produzido em Camaçari", acrescentou.

A audiência com Lula envolveu a vice-presidente-executiva da BYD, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, aliado de Jerônimo Rodrigues. "O que a Stella dialogou agora é que precisava dialogar com o presidente para poder reafirmar isso [instalação da fábrica]", concluiu.
BYD já tem fábrica no Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados.
Fotos: Divulgação/BYD.
*Por Naiana Ribeiro, com informações de agências Foto: Reprodução/Twitter.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.