BTCA estreia projeto que promove diálogo com outras produções da dança da Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com a proposta de promover um diálogo com outras produções da dança da Bahia, o Balé Teatro Castro Alves estreia o projeto "BTCA Convida". A primeira edição acontece no dia 1º de fevereiro, a partir das 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Na ocasião, o BTCA apresentará dois trabalhos, entre eles o “Comover”, de Antônio Sampaio, com Mirela França em cena, e “O que o olhar deixa perder”, de Mônica Nascimento e Solange Lucatelli.

A sessão será dividida com a performance convidada “Trovão”, da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, com direção de Guego Anunciação. A entrada é gratuita, mas é sugerida a doação de 1kg de alimento não perecível a ser doado às famílias vítimas dos danos das chuvas.


Conheça as coreografias apresentadas

“O que o olhar deixa perder” tem como inspiração inicial a obra de arte “Saudade” (1899), uma das mais famosas pinturas do brasileiro Almeida Júnior, importante artista realista do século XIX. A saudade que atravessa nos remete ao passado e à pausa no tempo. A proposta das intérpretes-criadoras é deslocar o foco do espectador para o presente.

Em “Comover”, os gestos cotidianos das pessoas nas ruas do Campo Grande são relidos pelo filtro do coreógrafo e pelo corpo da intérprete, transformando-se em movimentos escultóricos, carregados de presença e significado. As mulheres expressivas esculpidas por Rodin são também chamadas à dança, criando-se um mundo à parte, outro espaço-tempo.

Já o trabalho “Trovão”, coreografado por Guego Anunciação e criado com estudantes do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Funceb, tem como foco a coletividade e, através de imagens, gestualidades e sonoridades, evoca brasis em busca de um refúgio em comum.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias