24 May 2022
Bráulio Bessa é uma das atrações da Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB)
Entre os dias 23 e 25 de maio serão mais de 150 eventos com a presença de literatas nacionais e internacionais, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa, o escritor Roberth Novaes, a atriz Márcia Andrade, a fotógrafa e atriz Lauren Lima, o cineasta e ator Vicentini Gomez, além de diversas atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, rodas de conversas e contação de histórias no espaço dedicado às crianças.
O início das celebrações da cultura em suas diferentes linguagens e expressões aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes de universidades, professores e estudantes das redes de ensino público e particular.
Os três dias de festa acontecerão no Centro Histórico de Barreiras, ocupando as principais praças e prédios do município, como na Praça Landulfo Alves, Duque de Caxias, Amphilophio Lopes, Mercado Municipal Caparrosa, Escola Municipal de Música e Teatro, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e no Museu Municipal Napoleão Macêdo.
Conforme a diretora de Cultura, Emília Moreno, a FLIB ocupa esses espaços com o objetivo de valorizar o histórico-cultural do município e oportunizar esse acesso a todos. “Damos início hoje ao maior evento literário do Oeste da Bahia, estamos muito felizes com esse momento que projeta a nossa literatura para o Brasil e o mundo. A Prefeitura de Barreiras juntamente com a Curadoria da FLIB, preparou espaços para pensar, fazer e viver a literatura. Temos certeza que serão dias de celebração cultural em suas diversas e diferentes linguagens e expressões”, pontuou.
Segundo a Marilde Queiroz Guedes, curadora da FLIB 2022, a temática deste ano foi concebida pelo coletivo da Curadoria com o desejo de dar visibilidade e destaque às diferentes vozes do sertão brasileiro, no tempo presente. “A temática será o foco de todas as atividades que acontecerão neste três dias de evento na perspectiva de fazer ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial a linguagem literária. Esperamos que todos os estudantes, participantes e visitantes possam mergulhar no universo envolvente da cultura dos sertões e que a FLIB possa reencantar as pessoas, atores, autores, autoridades, artistas, poetas, cordelistas, músicos e público geral”, destacou.
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.