Brasileiros estão entre os que mais buscam visto de nômade digital em Portugal

redacao@aloalobahia.com

Desde que Portugal alterou a Lei de Estrangeiros há um ano, permitindo o acesso de nômades digitais – pessoas que exercem atividade profissional de forma remota -, foram emitidos cerca de 2,6 mil vistos para trabalho remoto até o último dia 24, segundo dados oficiais do governo português, publicados pela Exame, que entrevistou o advogado e sócio-fundador do Clube do PassaporteMarcelo Rubin

Desse total, o Brasil está entre as nacionalidades com mais acessos autorizados, perdendo apenas para os Estados Unidos e à frente do Reino Unido.

A busca pelo documento aumentou entre os brasileiros -  o país é o sétimo do ranking global entre os que mais têm nômades digitais declarados - e Portugal se tornou um dos principais destinos. A língua é um dos motivadores dessa tendência, dizem os especialistas. Muitos, inclusive, enxergam o país como porta de entrada para a Europa, outra vantagem relatada, além do custo de vida, mais baixo em relação a outras economias do continente, 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

Vale destacar também que a cidade portuguesa do Porto foi eleita a melhor do mundo para nômades digitais trabalharem em home office. A escolha foi feita entre 60 cidades pela plataforma britânica de viagens Culture Trip.

De acordo com a reportagem da Exame, para ser um nômade digital em Portugal é preciso atender a alguns requisitos, como ter uma renda mensal nos últimos três meses equivalente ao valor de quatro salários mínimos portugueses – algo em torno de R$ 16 mil -, e comprovar vínculo com empresas ou contratos com clientes. O visto tem validade de 1 ano, mas é renovável por até 5 anos.

De acordo com a reportagem da Exame, o processo para obtenção do documento é realizado no Brasil por meio da VFS, empresa indicada pelo Ministério de Relações Estrangeiras de Portugal para receber os pedidos.

Outras nações

Basicamente, um nômade digital é uma pessoa que trabalha enquanto viaja. Acompanhado de um celular, laptop ou tablet conectado à internet, pode desempenhar suas atividades em qualquer lugar do mundo. A expansão desse modelo de trabalho ocorreu durante a pandemia. 

Além de Portugal, outros países também oferecem o visto especial, ou mesmo o de free lancer, para esse tipo de trabalhador. Albânia, Alemanha, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Malta, República Tcheca, Grécia, Hungria, Islândia e Letônia são alguns.

Brasileiros viajantes

Dados da plataforma internacional Nomadlist  mostram que o Brasil é o sétimo país no mundo com mais profissionais que se definem como nômades digitais, com 1,5 milhão de pessoas. Os Estados Unidos lideram a lista com mais de 30 milhões (46%), seguido do Reino Unido (4,8 milhão – 7%), Rússia (3,2 milhões - 5%), Canadá (2,9 milhões – 4%), Alemanha (2,4 milhões 4%), França (2 milhões – 3%), Austrália (1,5 milhões - 2%), Holanda (1.1 milhões - 2%) e Espanha (1 milhão – 2%).
JfgkFd7.md.jpg

Publicado por Gabriela Cruz com informações da Exame e do Clube do Passaporte. Fotos: Shutterstock e reprodução.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias