21 May 2023
Brasileiro Guido Schäffer é reconhecido como venerável pelo Vaticano; entenda o que significa

O candidato a beato já é considerado pela igreja um servo de Deus, primeiro título que se recebe no processo de canonização. O reconhecimento como venerável acontece quando a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica. O terceiro título é o de beato, quando é comprovada a existência de um milagre obtido pela intercessão do candidato, antes do último - e mais importante -, que é o de santo, quando um segundo milagre é identificado.
Os relatos de milagres e curas atribuídos ao carioca têm aumentado nos últimos anos. Um deles é do cardiologista Bernardo Amorim, que se recuperou de uma doença nervosa muito antes do previsto pelos médicos. A mãe do paciente atribui a cura às orações que fez a Guido. Outros casos envolvem, por exemplo, uma freira que se livrou da diabetes e uma criança que sobreviveu a uma hipotermia.
Guido morreu em 1º de maio de 2009, atingido na nuca por uma prancha. O impacto causou uma contusão que o fez desmaiar no mar e morrer afogado. Ele faleceu meses antes de concluir os estudos de Teologia, no Seminário Arquidiocesano de São José.
A legião de fiéis que defende a canonização do brasileiro acredita que a imagem de um santo carioca, jovem e esportista pode ajudar a Igreja a se reconectar com o público mais jovem. O processo de beatificação foi aberto no Vaticano em 2015.
Guido estudou no tradicional colégio católico Sagrado Coração de Maria, em Copacabana, e desde jovem frequentava grupos de oração, como o da Comunidade Bom Pastor. Formado em medicina, fundou o Fogo do Espírito Santo, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, grupo de oração que tinha o apoio de padre Jorjão, conhecido pelo trabalho com jovens. Em 2002, se engajou na Pastoral da Saúde da Santa Casa da Misericórdia e visitava doentes aos domingos, até sua morte.
No Rio de Janeiro, um trecho de praia onde ele costumava surfar e onde sofreu o acidente passou a ser chamado oficialmente de Praia do Guido em 2018. Na capital fluminense, em março de 2019, ele ganhou também um memorial em sua homenagem, no Centro.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Reprodução/TV Globo.