22 Sep 2023
Brasil vai sediar primeira unidade da Universidade de Oxford fora do Reino Unido em 2023

Os primeiros cursos confirmados são as pós-graduações em Biotecnologia e Desenvolvimento de Vacinas, Saúde Global e Vacinologia e também em Desenvolvimento Clínico e Saúde Global em Vacinologia, cujas inscrições serão abertas ainda em 2023 e terão início no próximo ano. A Oxford Latam Unit também terá cursos de mestrado, ainda sem data confirmada.
Segundo a instituição, a equipe fornecerá treinamento em vigilância de doenças e mapeamento de risco usando dados epidemiológicos, com o objetivo de identificar surtos precoces de doenças infecciosas e impedi-los de se tornarem epidemias ou pandemias.
A vinda da universidade inglesa para o Brasil já era falada desde 2021, quando Oxford firmou uma parceria com o Ministério da Saúde para o desenvolvimento da vacina Astrazeneca. Desde então, as oportunidades se ampliaram e a universidade decidiu estender a parceria para toda a América Latina - agora, com uma sede própria e com um novo parceiro, a Sail for Health, empresa brasileira que atua como elo entre a comunidade científica, investidores e a indústria.
A empresa realizou uma doação de £ 5 milhões (R$ 30 milhões) para a Universidade de Oxford e, como contrapartida, recebeu a oportunidade de indicar uma cientista brasileira para ocupar uma das cadeiras dentro da universidade, a professora Sue Ann Clemens, médica brasileira especialista em doenças infecciosas e desenvolvimento clínico.
A cientista contribuiu para o desenvolvimento de mais de 20 vacinas e produtos farmacêuticos licenciados globalmente, e foi a investigadora principal do braço brasileiro do teste da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Além disso, Clemens será a Head da Oxford Latam Unit e já lidera o Grupo de Vacina de Oxford para a América Latina.
Publicado por H.C., com informações do Estadão. Foto: Universidade de Oxforx/Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.