Brasil supera a marca de 100 medalhas de ouro no Parapan de Santiago

redacao@aloalobahia.com

O Brasil alcançou uma importante marca nesta quinta-feira (23), nos Jogos Parapan-Americanos, que estão sendo disputados em Santiago, no Chile. A delegação brasileira chegou a 100 medalhas de ouro na competição. E o responsável pela conquista foi o paulista Samuel de Oliveira, o Samuka, na prova dos 200 metros estilo livre da classe S5 (comprometimento físico-motor).

No total, o Time Brasil conquistou 40 pódios no sexto dia de competições, totalizando 242 medalhas, sendo 112 ouros, 63 pratas e 67 bronzes, garantindo a liderança do quadro de medalhas. A segunda posição é ocupada pela Colômbia, com 115 medalhas, e os Estados Unidos estão em terceiro, com 105 medalhas conquistadas.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Eu me sinto muito feliz de fazer parte disso, dessa seleção. É muito bom saber que registramos marcas. Foi a 100ª de ouro. Estou feliz e dedico essa medalha à minha mãe. Agradeço a ela e à torcida brasileira”, declarou Samuel após a conquista.

Ao todo, a natação conquistou 12 medalhas nesta quinta (23). Com o total de 104 pódios, a equipe brasileira alcançou a melhor campanha da modalidade na história do Parapan, superando o que fez nos Jogos de Lima, em 2019. 

Outras conquistas

Outra modalidade na qual o Brasil continuou somando medalhas foi o atletismo. Nesta quinta (23), a equipe brasileira conseguiu ocupar 20 pódios. Chamou a atenção a prova dos 100 metros feminino da classe T13 (baixa visão), na qual Rayane dos Santos teve que vencer a mesma prova duas vezes para conseguir sua medalha de ouro. A brasileira entrou na pista pela primeira vez na quarta-feira (22), mas a prova foi anulada e foi repetida um dia depois, com a vitória da maranhense em ambas.

O taekwondo foi outra modalidade na qual o Brasil teve uma jornada dourada. No primeiro dia de competições, os atletas brasileiros subiram no pódio em cinco oportunidades, com um ouro, uma prata e três bronzes.

Na categoria até 52 quilos feminina, a equipe brasileira garantiu o ouro com Maria Stumpf e o bronze com Christiane Neves. Outra dobradinha do Brasil veio na categoria até 58 quilos masculina com a prata de Fabrício Marques e o bronze de Cícero do Nascimento. Por fim, na categoria até 47 quilos feminina, Teresinha Correia ficou com o bronze.

No ciclismo, o Brasil garantiu duas medalhas. Uma de ouro, com a paulista Sabrina Custódia nos 500 metros contrarrelógio da classe C1-5 (atletas que competem em bicicletas convencionais), e o bronze de Bianca Canovas na prova de perseguição individual – 3000 mestros da classe B (deficiência visual).

Já no tênis em cadeira de rodas, Maria Fernanda Alves e Meirycoll Duval garantiram uma prata na disputa de duplas femininas após derrota para as norte-americanas Dana Mathewson e Maylee Phelps por 2 sets a 1.

Por fim, a equipe brasileira de rúgbi em cadeira de rodas garantiu o bronze após vitória de 57 a 52 sobre a Colômbia.

* Por Luana Veiga. Foto: Cris Mattos/CPB.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias