Brasil figura entre os 5 maiores produtores de energia solar, aponta pesquisa

O Brasil se tornou o quinto maior produtor de energia solar em 2021, terminando o ano com cerca de 13 GW, segundo dados do relatório Renewables 2022 Global Status Report - REN21 - GSR 2022. As novas adições foram puxadas principalmente pela geração distribuída, quando os painéis fotovoltaicos são instalados no local em que a energia será consumida. O setor residencial foi responsável pela maior parte das contratações.

De acordo com o relatório, a energia solar distribuída cresceu no Brasil impulsionada por um aumento geral dos preços da eletricidade em decorrência da crise hídrica que impactou a capacidade hidrelétrica do país.

O relatório também mostrou que a captação de energia solar fotovoltaica continuou a crescer em toda a América Latina, apesar da lenta recuperação dos impactos da pandemia nos países dessa região. Os quatro países com melhor desempenho em capacidade recém-instalada foram Brasil, México, Chile e Argentina. No setor eólico, o Brasil está atrás apenas de China e Estados Unidos
 
Segundo o relatório, em 2021, as energias renováveis responderam por 84% das novas adições de energia na rede global, o maior percentual desde 2011, quando a medição começou a ser feita. Foram 315 GW de energia renovável nova no mundo, o suficiente para abastecer todos os consumidores domésticos do Brasil.

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias