1 Nov 2011
Brado retumbante

Ao ser surpreendido por um tumor na laringe, o ex-presidente Lula tornou-se alvo de comentários afiados e ríspidos sobre a forma com que deveria enfrentar a doença. Alguns aproveitam a deixa e sugeriram que ele não se tratasse num hospital de elite, mas sim no SUS. Outros foram ainda mais desumanos e esboçaram prazer com a tragédia alheia.
Seria insensatez da nossa parte pedir lucidez em um terreno de tanta instabilidade emocional e tantos desafios a serem superados? Seria necessário lembrar que antes de um político ali existe um ser humano? Seria, sim, se os eleitores se comportassem de forma natural, com solidariedade e respeito ao próximo, mas quando tornam-se instrumentos de gestos desrespeitosos é necessário chacoalharmos a opinião pública e mostrarmos sensatez.
Por isso, nos despimos de ranços desnecessários, e apenas sugerimos uma indagação sobre o assunto através de três depoimentos de mulheres fortes que não titubearam e soltaram o verbo sobre o desrespeito humano. Vejamos:
Tania Motta Muniz Barreto afirmou: “ Eu quero registrar minha indignação com os deboches e o pouco caso em relação ao câncer de laringe do Presidente Lula. Onde anda a misericórdia minha gente? Que coisa feia, sem propósito e desumano. Não vai aqui nenhuma lição de moral, detesto isso, mas vamos colocar o caso como se fosse em nossa família”. E ela ainda completa dizendo que se alguém for contra os seus dizeres que pode se considerar fora de sua lista de relacionamentos do facebook e que detesta qualquer tipo de baixaria.
Já Ana Carla Duarte, representando a juventude, foi enfática e disse: “Acho uma palhaçada essa campanha que estão fazendo nas redes sociais para o ex presidente Lula, antes de ser um politico, estamos falando de um ser humano que irá enfrentar um tratamento muito sofrido, e acho que o mínimo que devemos fazer é respeitar essa fase tão delicada que ele está passando. Amar e respeitar o próximo, é disso que estamos precisando”.
E Lídice da Mata registou o seu abraço ao Presidente Lula neste momento de dificuldade, através de um depoimento no seu face onde sugeriu que colocássemos toda a nossa energia, a energia vital da cultura baiana, voltada para, junto com o povo brasileiro, desejar uma ótima recuperação ao Presidente Lula, e que ele atravesse essa jornada rapidamente, com a mesma coragem que marcou toda a sua vida pública.