Boris Johnson fala em ‘ameaça para toda Europa’ após ataque russo em usina nuclear na Ucrânia

redacao@aloalobahia.com

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson acusou o líder russo Vladimir Putin de pôr em perigo toda a Europa, depois de as forças invasoras russas atacarem a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, que ficou em chamas na noite desta quinta-feira (3).

“O primeiro-ministro disse que as ações imprudentes do presidente Putin agora podem ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa”, divulgou uma fonte do governo britânico, segundo a Agência AFP.

O prefeito da cidade ucraniana de Energodar, Dmytro Orlov, onde fica a central nuclear, que é a maior da Europa, informou que há vítimas, mas não disse o número de mortos ou feridos. Orlov também publicou em uma rede social que "tiros podem ser ouvidos na cidade".

Mais cedo, o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, fez uma publicação online em que disse que os russos estavam intensificando os esforços para tomar o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia e que entraram na cidade de Energodar, onde moram os trabalhadores da usina, com tanques.

A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também se manifestou após o ataque à usina, e pediu que a Rússia parasse de disparar contra o local, e que permitisse a entrada de serviços de emergência, que estariam sendo barrados pelo exército russo.

Um alto funcionário dos EUA, também à AFP, informou que informações mais recentes “não mostram indicações de níveis elevados de radiação”, e também informou que a situação estava sendo “monitorada de perto”.

Foto: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias