Bolsonaro diz que Brasil é 'vítima' de 'brutal campanha de desinformação' sobre Amazônia e Pantanal

Em discurso na 75ª Assembleia das Nações Unidas apresentado nesta terça-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é "vítima" de uma campanha "brutal" de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal. Em meio a muitas críticas da comunidade internacional em relação a gestão ambiental do governo brasileiro, ele ainda destacou que o país tem a "melhor legislação" sobre o meio ambiente em todo o mundo e que respeita as regras de preservação da natureza.

"A Amazônia brasileira é sabidamente riquíssima, isso explica o apoio de instituições internacionais a essa campanha escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas, com o objetivo de prejudicar o governo e o próprio Brasil", afirmou.

O discurso de Bolsonaro ocorre dentro do contexto de intensas queimadas que vêm atingindo o Pantanal nas últimas semanas. O bioma teve, em setembro, o recorde histórico de focos de incêndio para o mês. Na Amazônia, principal alvo de preocupação da comunidade internacional, os alertas de desmatamento subiram 34% de agosto de 2019 a julho de 2020.

No discurso, Bolsonaro disse que a floresta amazônica é úmida. Por isso, segundo ele, o fogo não se alastra pelo interior da mata. De acordo com o presidente, os incêndios ocorrem apenas nas bordas da Amazônia e são realizados por "índios" e "caboclos".
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias